29 de abril de 2010

Turismo do Alentejo toma posição
sobre Ordenamento do Parque Natural
do Sudoeste Alentejano

Está a decorrer o período de discussão pública da revisão do Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano.
A Turismo do Alentejo, ERT entendeu ouvir as quatro Câmaras Municipais inseridas no Parque Natural e os promotores privados no âmbito da sessão pública “Agir para o Turismo de Natureza” que se realizou nos concelhos de Odemira e Aljezur, em parceira com a Turismo do Algarve, nos passados dias 15 e 16 de Abril.
Na sequência desta auscultação e após a análise do regulamento designado pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, a Turismo do Alentejo tomou uma posição pública relativamente a esta matéria.
Propôs a Turismo do Alentejo a criação de uma Via Verde ou Balcão Único para todos os processos de investimento dentro da área do Parque Natural.
Na ficha de participação remetida ao ICNB a Turismo do Alentejo propõe ainda que sejam alteradas várias restrições à instalação de novos empreendimentos turísticos, e que seja retirada a exigência de compromisso da certificação ambiental pela Norma ISO 14001 para novos empreendimentos turísticos que prevê requisitos para a gestão mais eficazes no aspecto ambiental.
O impedimento de instalação de qualquer empreendimento turístico da área de intervenção do Perímetro de Rega do Mira é outra das restrições que a Turismo do Alentejo espera ver retirada do documento que após o período de discussão pública, que termina no dia 30 de Abril. Salienta-se ainda que a esta posição da Turismo do Alentejo é mais vasta constando na íntegra na ficha de participação enviada ao ICNB.
Esta posição é conjunta com a Entidade Regional de Turismo do Algarve”.

Sem comentários: