18 de maio de 2010

Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy Fino comemora Dia Internacional dos Museus

Para comemorar o Dia Internacional dos Museus, que se celebra hoje dia 18 de Maio, o Museu da Tapeçaria de Portalegre Guy Fino apresenta duas actividades: Atelier “As Quatro Estações” e “Brincar e Aprender - Peddy Paper no Museu”, a primeira dirigida à comunidade escolar, pré-escolar e 1º Ciclo e a segunda ao público em geral.
Divulgar a tapeçaria
O Atelier “As Quatro Estações” nasceu com o objectivo de dar a conhecer, promover e divulgar a Tapeçaria de Portalegre, consciencializar as crianças relativamente ao património cultura, descentralizar as actividades culturais e incentivar e desenvolver o gosto do público escolar pela arte contemporânea. Esta actividade, com um tempo previsto de duas horas, consiste em trabalhar os domínios cognitivo e afectivo da criança através um conjunto de tapeçarias da autoria de Lourdes Castro, que estimulam a criança a procurar os significados “escondidos” nas obras através das texturas, das tonalidades e das cores, visto serem capazes de despertar alegria, apetite, desejo, paixão, tranquilidade, bem como desenvolver a criatividade.
Jogo educativo e temático

Brincar e Aprender - Peddy Paper no Museu” é um jogo educativo e temático que visa não só a integração dos jovens no espaço museológico que é o Museu da Tapeçaria, como também, a possibilidade de descobrirem em conjunto com adultos, a história das tapeçarias e as obras que o museu tem para mostrar.
Esta actividade divide-se em duas partes distintas: em primeiro lugar é feita uma visita guiada em verso, que pretende explicar todo o processo de feitura da tapeçaria desde o seu nascimento até à sua conclusão, seguindo-se um jogo de adivinhas, também elas em verso, para que o participante, seja criança ou adulto, a partir da leitura da primeira ou então de uma visita guiada pelos funcionários do museu, consiga sem dificuldade descobrir e responder correctamente ao que se pergunta. © NCV

Sem comentários: