2 de julho de 2010

Junta de Freguesia de Santa Maria
ofereceu dois desfibrilhadores
ao Centro de Saúde e aos Bombeiros

Desde esta última semana de Junho que o Centro de Saúde e os Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide dispõem de desfibrilhadores. Os dois aparelhos foram oferecidos pela Junta de Freguesia de Santa Maria da Devesa, numa cerimónia informal, segundo avançou uma nota da Autarquia emitida pelo GCP.

Os desfibilhadores são descritos naquele documento como “equipamentos electrónicos cuja função é reverter um quadro de fibrilhação auricular ou ventricular num paciente, através de descargas eléctricas, e que podem salvar muitas vidas”.

Margarida Silva, presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria da Devesa, e Nuno Calixto, secretário do mesmo órgão autárquico, entregaram nos bombeiros e no Centro de Saúde “os aparelhos que podem, sem dúvida, fazer a diferença entre a vida e a morte”.

Pedro Rabaça, comandante dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide, reconheceu que "este é material técnico muito específico que nos vem valorizar mais e que nós nem sequer tínhamos capacidade de adquirir".

Agora falta apenas que os bombeiros recebam formação técnica adequada para manusearem os desfibrilhadores, formação essa que "é da responsabilidade do Instituto Nacional de Emergência Médica mas cujas diligências necessárias nós faremos para que aconteça o mais rapidamente possível", garantiu o comandante.

Também Manuel Pires, médico do Centro de Saúde de Castelo de Vide, relevou ao GCP “a importância desta oferta”, lembrando que "o Centro não dispunha ainda de um desfbiilhador e, apesar de desejarmos que venha a ter pouco uso, pode vir a salvar muitas vidas".

Segundo apurou entretanto o NCV, os Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide já dispuseram em tempos (há vários anos) de um monitor-desfibrilhador que equipava uma da suas ambulâncias. Presentemente os protocolos de actuação em vigor, nestes casos, referem que cabe ao INEM a disponibilização e operação destes dispositivos através das suas unidades móveis. © NCV

Sem comentários: