27 de outubro de 2010

OCRE visitou Associação RoçaMundo em S. Tomé e Príncipe


 
 
Decorreu entre os dias 9 e 15 de Outubro em S. Tomé e Príncipe uma visita de disseminação do projecto “Juventude no Mundo Rural”, em que a OCRE teve a oportunidade de conhecer de perto as actividades desenvolvidas pela Associação RoçaMundo criada em 2000 e legalizada em 2007.
As acções desenvolvidas pela “Roçamundo” consistem na inventariação das necessidades dos recursos humanos e materiais, na realização de estudos, projectos e programas de apoio ao desenvolvimento educativo, cultural, económico, social e ambiental, ou outras acções que visem a busca de soluções apropriadas às realidades onde se pretende agir, numa perspectiva de interacção entre as vertentes educativas – cultural – económica e social.
Para atingir os seus objectivos a Associação tem desenvolvido actividades com as populações das regiões mais carenciadas, em particular com a população jovem com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, e estabelecendo protocolos com entidades públicas e privadas, particularmente instituições de carácter sócio – económico, artístico – cultural, designadamente com autarquias, cooperativas e associações com vista a uma intervenção mais abrangente e duradoura.
Segundo uma nota de imprensa da OCRE, “esta Associação acredita que a sobrevivência do mundo rural pode passar principalmente pela valorização da criatividade e inovação como ferramenta de empreendedorismo, de melhoria de auto estimas pessoais e territoriais”.  “Costura e artesanato fazem parte de várias actividades profissionais que estão a dar esperança de vida melhor aos jovens do sul de São Tomé”, refere a mesma fonte. © NCV

Sem comentários: