2 de novembro de 2010

Criação da Rede de Judiarias de Portugal
poderá ser formalizada em Janeiro de 2011
- reunião em Castelo de Vide preparou estatutos


A constituição formal da Rede de Judiarias de Portugal deverá avançar brevemente, muito provavelmente logo no mês de Janeiro de 2011, segundo apurou o NCV junto de fontes ligadas ao processo.
No passado dia 29 de Outubro, sexta-feira, realizou-se de manhã em Castelo de Vide mais uma reunião do grupo promotor. Segundo uma nota do GCP da Autarquia, estiveram presentes António Pita, vice-presidente da autarquia local, Domingos Cordeiro, vice-presidente da Turismo do Alentejo E.R.T., e Jorge Patrão, presidente da Turismo da Serra da Estrela E.R.T..
Esta reunião em Castelo de Vide, que se seguiu a outra realizada em 8 de Outubro na Covilhã, “serviu para afinar a estratégia de implementação da Rede no território nacional e, sobretudo, para a concepção e redacção dos respectivos estatutos”, de acordo com a mesma fonte.
A criação de uma Rede de Judiarias de Portugal – que segue de perto a bem sucedida experiência espanhola neste domínio - foi uma iniciativa despoletada pela Entidade Regional de Turismo Serra da Estrela que contou, desde logo, com a adesão de vários municípios, que “aparece com o grande objectivo de promover a valorização patrimonial e promoção turística do tema da História Judaica Sefardita Portuguesa”. © NCV

Sem comentários: