2 de novembro de 2010

Câmara Municipal promove em Dezembro
projecto "Antas do Centenário"


“No ano em que Portugal comemora o Centenário da Implantação da República, em Castelo de Vide 2010 assume ainda outra relevância, visto que é também neste ano que passam 100 anos que nove Antas do concelho foram classificadas em Monumento Nacional”, como sublinha em comunicado o GCP da Autarquia.

A mesma fonte adianta que, “para assinalar a efeméride, a Câmara Municipal de Castelo de Vide, através da sua secção de Arqueologia, vai promover, em Dezembro, a actividade "Antas do Centenário", que inclui visitas guiadas às antas, conferências e uma exposição temática subordinada ao tema”.
Palestra de Jorge Oliveira a 11 de Dezembro
A iniciativa "Antas do Centenário" decorre no próximo mês de Dezembro e, nesse âmbito, está já confirmada a palestra "Megalitismo em Castelo de Vide no contexto do Norte Alentejano", proferida por Jorge Oliveira, no dia 11 de Dezembro, no Centro Municipal de Cultura.
“No castelo de Castelo de Vide, no edifício do Centro de Interpretação do Megalitismo, estará patente no 1º piso a exposição temática alusiva às referidas antas”.
“Por fim, a secção de Arqueologia fará, no período do Natal, acompanhamento a visitas ao Centro de Interpretação do Megalitismo, bem como aos locais onde as nove antas se situam”.
Nove antas são “Monumento Nacional”
Foi em 16 de Junho de 1910 que D. Manuel II, último Rei de Portugal, mandou publicar o decreto de classificação de património nacional com estatuto de Monumento Nacional.
Assim, nove antas situadas na área administrativa do concelho de Castelo de Vide passaram à categoria de Monumento Nacional, nomeadamente a Anta da Casa dos Galhardos, Anta de Coureleiros, Anta da Coutada do Alcogulo, Anta da Fonte do Mouratão, Anta de Melriço, Anta da Nave do Grou, Anta dos Pombais, Anta das Tapadas de Pêro d'Alva e Anta da Várzea dos Mourões, “o que, já nessa altura, deixou clara a riqueza arqueológica de Castelo de Vide”. © NCV/GCP

Sem comentários: