5 de novembro de 2010

Gastronomias estremenha e alentejana encontram-se numas jornadas
amanhã em Valência de Alcântara

Clicar sobre a imagem para ampliar o cartaz.

Um total de oito restaurantes das localidades de Valência de Alcântara (Cáceres) e de Marvão (Portugal) participam nas II Jornadas Gastronómicas Parque Natural Tejo Internacional que decorrem amanhã dia 6 de Novembro no vizinho Município espanhol, com o objectivo de revalorizar os produtos desta zona estremenha-alentejana.
O evento terá lugar nas instalações do Restaurante Tabu e é organizado pelo Ayuntamiento de Valência de Alcântara em colaboração com a Câmara Municipal de Marvão e com o patrocínio da Direcção-Geral de Turismo da Junta da Extremadura e da Diputación de Cáceres.
Para o “alcalde” Luis Cándido Moreno Morgado a figura do Parque Natural Tejo Internacional deve servir para que toda esta zona mostre "não apenas os valores meio ambientais do Parque, mas outros aspectos importantes como a gastronomia e a promoção dos produtos autóctones".
O programa de actividades divulgado começa às 11 horas com a abertura dos stands de agroalimentação participantes. Depois, as empresas colaboradoras e as empresas distribuidoras locais realizam uma degustação de produtos típicos da zona como queijos de Valência de Alcântara, mel de Carbajo e Valência de Alcântara e enchidos de Herrera e de Valência de Alcântara.
Seguidamente, terá lugar uma conferência a cargo de Patrícia Venâncio, uma enóloga de Portalegre; mais tarde decorrerá uma mesa redonda sobre a gastronomia raiana a cargo do especialista e professor da Universidade da Extremadura, Antonio Gázquez, e com a participação do presidente da Confraria Gastronómica do Alentejo, Joaquim Dias.
A parte central do programa será um bufete gastronómico, que se realizará cerca das 15 horas em que os restaurantes de ambos os países da Raia apresentam uma serie de pratos relacionados com o Parque Tejo Internacional realizados com produtos típicos da zona e com "um significado raiano".
Os interessados em participar neste bufete – com lugares limitados e ao preço de 16 euros per capita -  devem efectuar uma reserva antecipada no posto de Turismo de Valência de Alcântara ou através do telefone +34927582184.
Por último, o programa indica ainda uma degustação de doces típicos de Valência de Alcântara acompanhada de um desfile e demonstração a cargo da Associação de Recreacionistas Voluntários da Batalha da Albuera.
Todas estas actividades estão ainda incluídas no projecto mais vasto denominado “Colóquios Históricos Transfronteiriços” (vd notícia em separado), que decorrem a par da celebração do Bicentenário da Capitalidade de Valência de Alcântara como sede da Junta Suprema da Extremadura durante a Guerra da Independência. © NCV

Sem comentários: