23 de novembro de 2010

General Loureiro dos Santos encerra na 5ª feira Ciclo de Conferências de Senadores em Portalegre


No próximo dia 25 de Novembro, pelas 17:30 horas, chega ao fim o Ciclo de Conferências de Senadores. A iniciativa organizada pelo Instituto Politécnico de Portalegre, no âmbito das comemorações do centenário da República, tem como último convidado o general José Loureiro dos Santos.
A conferência realiza-se no Dia do IPP, no auditório dos Serviços Centrais. A entrada é livre.
General Loureiro dos Santos
Militar distinto com experiências políticas relevantes, o General José Alberto Loureiro dos Santos nasceu em 1936, em Vilela do Douro, concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real. Assentou praça na Escola do Exército em 1953 e passou à reserva em 1993. É oficial de Artilharia, habilitado com o Curso de Estado-Maior e com o Curso de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro (doutoramento em Ciências Militares).
Um militar com experiências políticas relevantes com larga experiência académica e também escritor e conferencista, o General Loureiro dos Santos foi Vice-Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas e Chefe do Estado-Maior do Exército, entre outros cargos que teve e missões que desempenhou.
Foi membro do Conselho da Revolução e Ministro da Defesa Nacional de Novembro de 1978 a Janeiro de 1980 nos IV e V Governos Constitucionais, respectivamente dirigidos por Carlos Mota Pinto e Maria de Lurdes Pintasilgo.
Leccionou no Instituto de Estudos Superiores Militares, onde ainda faz parte do conselho científico do seu centro de investigação de segurança e defesa; e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), onde é membro do seu Conselho de Honra. É também membro da Academia das Ciências de Lisboa e do Conselho Geral da Universidade Nova de Lisboa, como personalidade externa.
Com imensas conferências efectuadas e com colaboração em vários órgãos de comunicação social sobre temas de geoestratégia e de geopolítica, tem, igualmente sobre estas áreas, publicado inúmeros livros e artigos. Data de 1979 o seu primeiro livro – “Apontamentos de História para Militares” – e a obra mais recente – “As guerras que já estão aí e as que nos esperam, se os políticos não mudarem” – foi apresentada o ano passado. Entre as duas publicações, contam-se 30 anos de intensa produção, com mais de uma dúzia de livros e dezenas de artigos da especialidade.
Militar, político, académico, escritor, conferencista, o General Loureiro dos Santos é um cidadão com grande intervenção pública e uma referência incontornável, em Portugal, na Europa e no Mundo, em assuntos de estratégia, de segurança, de defesa e de relações internacionais. © NCV

Sem comentários: