“Alentejo, Tempo para ser feliz” é a assinatura da nova imagem e linha de
comunicação criadas para qualificar a Região como um destino de excelência,
possuidor de uma oferta turística ímpar.
O branding,
desenvolvido pela Draftfcb, dá a conhecer um Alentejo moderno e atractivo, que
apresenta uma oferta turística diversificada e de elevada qualidade. A
assinatura “Tempo para ser feliz” indica que o tempo no Alentejo tem outra
medida: é mais vasto, mais humano, mais profundo e mais aberto.
A nova estratégia de marca
posiciona o Alentejo como uma paragem na rotina do dia-a-dia, enquanto a
escolha da Região para passar férias ou fazer uma visita significa poder
experienciar um destino verdadeiramente genuíno. Tranquilidade e diversão
saudável são contrastes associados a este destino de eleição.
A imagem do Alentejo será
promovida através de uma campanha de publicidade na imprensa, rádio e internet,
com início no final de Novembro. Estão ainda previstas outras acções
promocionais, nomeadamente a criação de brochuras, guias de produtos, roteiros,
filmes, mini-spots e a dinamização constante dos Media Sociais.
“Férias em família”,
“Escapadelas a dois”, “Mochila às costas” e “Seniores activos” são os quatro
segmentos-alvo do plano promocional, que visa aumentar a notoriedade do destino
e potenciar o crescimento turístico na Região, contrariando a tendência de
sazonalidade.
Com o objectivo de captar a
atenção para o destino Alentejo, estão ainda programadas “acções de guerrilha”
ao ar livre, em locais de grande afluência de público, de forma a alcançar
directamente potenciais visitantes/turistas.
Touring Cultural e Paisagístico, Sol e Mar, Gastronomia e Vinhos, Turismo de
Natureza, Turismo Náutico, Golfe, Saúde e Bem-Estar e Resorts Integrados
são alguns dos produtos que compõem a oferta turística da Região, e que são
dirigidos quer a casais jovens, seniores, famílias quer a turistas que procuram
férias activas na Natureza ou apenas desfrutar do silêncio.
A Turismo do Alentejo tem
como objectivo, para 2011, estimular um maior envolvimento dos players regionais
e da comunidade local na qualificação da oferta turística. Irá, assim, criar
uma Rede de Centros de Acolhimento Turístico e candidatar o “Bem Montado” a
Património da Humanidade, a identidade mais expressiva do território
alentejano, única no mundo.
Está também previsto o
lançamento de projectos inovadores para dinamizar os Produtos Turísticos da
Região, como a “Rota dos Mármores”, a criação de um Observatório Regional, em
parceria com instituições de ensino superior e empresas turísticas do Alentejo,
e os Congressos do Turismo do Alentejo. Estas iniciativas permitirão atrair
investimento e reforçar a promoção do destino.
Para o presidente da
Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva, “o trabalho desenvolvido nos
últimos anos e o iniciado nesta etapa, tem como objectivo crescer em número de
turistas e em valor, potenciando o cross-selling com Lisboa.”
Entre Janeiro e Setembro de
2010, o Alentejo contabilizou 933.452 dormidas de turistas, o que corresponde a
um aumento de 5,4 por cento face a igual período do ano anterior. © NCV
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