16 de dezembro de 2010

André Silva (Amarante) venceu em Portalegre
a 6.ª edição do Concurso Revolta do Bacalhau


André Silva foi o grande vencedor da 6.ª edição do Concurso Revolta do Bacalhau que decorreu a 13 de Dezembro na Escola de Turismo e Hotelaria de Portalegre.
Cozinheiro no restaurante Casa da Calçada Relais & Chateaux, em Amarante, André Silva confeccionou a receita “Uma inspiração de Bacalhau”, que conquistou o primeiro lugar por unanimidade do júri. O premiado da edição de 2010 recebe um curso intensivo, no prestigiado Instituto Gastronómico da Noruega.
Natural de Porto, o vencedor afirma-se muito satisfeito com este prémio e revela que “Este concurso dignifica a profissão e a cozinha portuguesa. O que me levou a concorrer foi a oportunidade de aprender com o júri e com os restantes concorrentes. É muito gratificante ver reconhecido o nosso trabalho. O bacalhau é um ingrediente muito versátil que permite ousar e inovar.”.
Ainda no pódio dos vencedores estão, em segundo e terceiro lugar respectivamente, os cozinheiros Marco Valente, do restaurante Hotel Tiara Park Atlantic Porto, com a receita “Revolta do Tradicional” e Pedro Dinarco, do restaurante Tavares em Lisboa, com a receita “Bacalhau na Revolta da Tradição”.
Durante toda a manhã, o júri, constituído pelos chefes Hélio Loureiro (Porto Palácio), Helmut Ziebell, José Cordeiro (Altis Belém), António Nobre (M’Ar de Ar Muralhas) e Luís Jesus (Tavares) avaliou a irreverência, inovação e a criatividade das receitas a concurso.
Esta foi sem dúvida a melhor edição da Revolta do Bacalhau que se destacou pelo elevado nível dos concorrentes.”, afirma satisfeito o chef Hélio Loureiro, presidente do júri. “As confecções foram, no geral, simples, mas utilizando técnicas inovadoras e surpreendentes. Ao longo destas seis edições constato que o bacalhau tem vindo a ser considerado como um produto premium o que permite uma maior audácia e inovação na sua confecção.”, acrescenta.
A Revolta do Bacalhau é já um evento incontornável no panorama gastronómico português, que tem vindo a descobrir novos valores da cozinha nacional e a comprovar a versatilidade do bacalhau.
É com orgulho que o Recheio contribui para a elevação dos standards de qualidade e inovação na confecção de um ingrediente tão tradicional e típico da gastronomia portuguesa como é o bacalhau. O Recheio é o principal parceiro da restauração em Portugal e este tipo de iniciativas só vêm reforçar os laços de confiança.”, refere Paula Hortinha, Directora de Marketing do Recheio. © NCV

Sem comentários: