16 de dezembro de 2010

Prémios Turismo de Portugal 2010
receberam centena e meia de candidaturas


Os Prémios Turismo de Portugal, que distinguem e valorizam publicamente os projectos que mais contribuem para o desenvolvimento do sector turístico no País, receberam este ano um total de 147 candidaturas.
A esta sexta edição concorreram 73 projectos públicos e 74 projectos privados, demonstrando a grande diversidade dos equipamentos e iniciativas inovadoras desenvolvidos em todas as regiões do País.
Uma vez mais, entre os candidatos aos prémios promovidos pelo Turismo de Portugal estão muitos dos grandes grupos hoteleiros e turísticos nacionais e investimentos recentes e qualificadores, o que demonstra a vitalidade do sector turístico e o reconhecimento da importância desta distinção.
Estão a concurso oito categorias: “Novo Projecto Privado”, “Novo Projecto Público”, “Requalificação Projecto Privado”, “Requalificação Projecto Público”, “Serviços”, “Eventos”, “Sustentabilidade Ambiental”. A oitava categoria, “Qualidade do Serviço”, estreia este ano premiando projectos públicos ou privados que valorizem a qualidade e enriqueçam a experiência turística.
O maior número de candidaturas coube às categorias “Eventos” (55), “Novo projecto Privado” (25) e “Serviços” (20), ao passo que a nova categoria “Qualidade do Serviço” atraiu 12 projectos.
Por regiões, o Norte (39 candidaturas), o Centro (28 candidaturas) e Lisboa (31 candidaturas) foram as que registaram maior adesão. Sete dos projectos têm uma abrangência nacional ou supra-regional.
Na edição de 2010 estreia ainda o “Prémio Especial Prove Portugal”, lançado no âmbito da iniciativa de promoção internacional da gastronomia. Será escolhido pelo Turismo de Portugal e pela Academia Portuguesa de Gastronomia um projecto ou personalidade que tenha contribuído significativamente para o reconhecimento da gastronomia nacional.
Esta nova distinção junta-se ao “Prémio Especial Turismo de Portugal”, que reconhece um projecto apoiado nos últimos três anos por um dos sistemas de incentivo financeiro do Turismo de Portugal e cujo vencedor é escolhido pelo Instituto. Ambos os Prémios Especiais não são objecto de candidatura.
A entrega dos Prémios decorrerá em 23 de Fevereiro de 2011, na BTL - Feira Internacional de Turismo. A análise técnica das candidaturas estará de novo a cargo da consultora Deloitte e a selecção dos vencedores cabe a um Júri de reconhecido mérito. Toda a evolução do processo pode ser acompanhada em www.turismodeportugal.pt/premios2010, no site dos Prémios.
Na edição de 2009 foram distinguidos, entre outros, projectos como o hotel Tivoli Victoria (Vilamoura), o hotel de charme Casa da Ínsua (Penalva do Castelo), a Rota do Românico do Vale do Sousa ou a Pousada do Palácio de Estoi (Faro).
Programa EDEN estreia nos Prémios Turismo de Portugal
Pela primeira vez, Portugal aderiu ao “Programa EDEN - European Destinations of Excellence - Valorização Turística de Sítios”, tendo o período de candidaturas decorrido em simultâneo com os Prémios Turismo de Portugal. Os projectos seleccionados representarão Portugal neste concurso promovido pela Comissão Europeia, dando visibilidade internacional a destinos emergentes que tenham requalificado e convertido sítios naturais ou património local em atracções turísticas.
Neste programa foram recebidas 11 candidaturas: cinco projectos localizados na Região Norte, três no Centro, dois nos Açores e um em Lisboa. Após a avaliação técnica das candidaturas, o Júri dos Prémios Turismo de Portugal tomará uma decisão final sobre os premiados, que serão conhecidos na cerimónia de entrega dos Prémios Turismo de Portugal. © NCV

Sem comentários: