31 de janeiro de 2011

Amigos do Museu Nacional Ferroviário:
“mais um atentado, sem punição,
contra o caminho de ferro português”


Ainda que a AMF-Associação de Amigos do Museu Nacional Ferroviário não seja, aparentemente, uma associação generalista, não pode deixar passar em branco, como os amigos do caminho de ferro que a integram, mais um atentado contra o património ferroviário nacional na forma do actual encerramento de muitos quilómetros de linha, “para bem das finanças públicas”.
A história não é nova nem mesmo os argumentos utilizados que são os mesmos que ditaram o fecho de 933 km de linhas entre 1987 e 1992. Dizia-se no final dos anos 80 do século XX que deixar cair 1/3 da rede ferroviária era “para permitir investimento nas restantes linhas” e assim ganhar tráfego “onde o comboio tinha vocação”. Em 1988 transportavam-se 232 milhões de passageiros em Portugal. Em 2009 transportaram-se “só” 131 milhões. Onde estão os ganhos de tráfego e o investimento?
Mas também não nos espanta que muitos políticos que tiveram culpa formada na situação continuem, passados tantos anos, a enganar sistematicamente as populações e estas a aplaudi-los de uma ou de outra maneira. Não vale de nada todos nós brandirmos “armas” contra a CP ou contra qualquer outra empresa ferroviária supostamente com” culpas no cartório” porque, de facto, todas elas são “paus mandados” dos governos e só a eles obedecem. A nossa opinião, como Associação de âmbito ferroviário, não é movida por ideais políticos, nem podia ser, mas sim pelos direitos que nos assistem como elementos da sociedade civil que gosta de caminho de ferro. No entanto, não nos podemos esquecer que “as papas e bolos” que outrora os mesmos políticos (e sempre eles) “atiraram” às populações das linhas do Nordeste Transmontano, do Alentejo etc. surtiram, infelizmente algum efeito. Com as promessas de auto-estradas a passar em cada aldeia e melhores acessos rodoviários, muitas delas venderam-se ao “inimigo” e permitiram que se acabasse com o comboio nas suas zonas.
Tardiamente acordaram para o “presente envenenado” que tinham recebido. Os responsáveis políticos esfregaram, então, as mãos de contentamento até porque sabiam a que tipo de populações se dirigiam, todas elas sem poder reivindicativo, de parcos recursos económicos e de uma faixa etária elevada. Os mais jovens, inebriados com um novo automóvel mesmo sem terem condições para o manter, esqueceram o comboio.
Neste momento, passados já alguns anos do anterior atentado contra o património ferroviário nacional muitas populações, infelizmente, “tarde piaram”. E os responsáveis pelas decisões, utilizando os mesmos subterfúgios anteriores voltaram a vencer. Durante todos este anos deram ao “zé povinho” milhares de quilómetros de estradas, possibilitaram-lhes a compra de automóveis, sendo o caminho de ferro relegado para um plano secundaríssimo. Aliás, para muitos, para quê o comboio, um transporte do “pé descalço”( ao contrário do que se passa por toda a Europa civilizada), se podem confortavelmente utilizar as suas viaturas nas magníficas estradas que puseram à sua disposição? E se ouvem alguém reivindicar o comboio, um bem público, logo o identificam como pertencente ao partido amarelo, roxo ou “cor de burro quando foge”, inimigos da livre iniciativa privada.
Temos de reconhecer que, na verdade, o caminho de ferro em Portugal e na mente da maioria das populações, é uma coisa de pouco peso. E aproveitando essa mentalidade, mais facilmente o jogo político pode tomar atitudes como o encerramento indiscriminado de linhas e o corte de serviços ferroviários, contribuindo para a desertificação do interior, com reduzida oposição ou com contestação tardia. É que o caminho não dá votos nem dinheiro a ganhar.
Para nós, amigos do caminho de ferro acima de tudo e depois de já termos assistido a algo semelhante há anos atrás, só podemos sentir, neste momento, uma revolta imensa contra a situação e solidarizarmo-nos com todas as populações afectadas por mais este “assassínio”, com culpados identificados mas, infelizmente e mais uma vez, sem punição.
Viva o Caminho de Ferro”.
A Direcção da AMF-Entroncamento, Janeiro de 2011

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