23 de fevereiro de 2011

Portalegre Cidade Amiga das Pessoas Idosas


A Câmara Municipal de Portalegre e o Instituto Politécnico de Portalegre aderiram ao Projecto CIDADES Amigas das Pessoas Idosas.
Este projecto é, em Portugal, promovido pela Associação VIDA (http://projectotio.net/associacao-vida) e co-financiado pela Direcção Geral da Saúde e pela Fundação Calouste Gulbenkian e baseia-se num Guia desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde, inserido no seu Programa de Ambientes Amigos dos Idosos, cujo objectivo é ajudar as cidades a desenvolver um ambiente urbano que possibilite às pessoas idosas desfrutar plenamente de um Envelhecimento Activo.
Em Portalegre, Câmara Municipal e o Instituto Politécnico participarão neste projecto através de um questionário dirigido não só à população com mais de 55 anos do Concelho mas também a um vasto conjunto de profissionais que se relacionam com esta franja da população, como técnicos e profissionais de saúde, professores de universidades sénior, entre outros.
Este inquérito, que decorrerá durante o mês de Março, visa elaborar um diagnóstico que permitirá identificar as barreiras e os aspectos positivos que Portalegre oferece e, num futuro próximo, ir ao encontro dos interesses e necessidades efectivas das pessoas mais velhas.
O Projecto CIDADES Amigas das Pessoas Idosas visa identificar os aspectos positivos e os obstáculos, referentes a oito áreas estratégicas, definidas no Guia Global das Cidades amigas dos Idosos (Prédios públicos e espaços abertos; Transportes; Habitação; Participação Social; Respeito e inclusão social; Participação cívica e emprego; Comunicação e informação; Apoio comunitário e serviços de saúde) em linha precisamente com o conceito de Envelhecimento Activo da OMS
Este Projecto, teve início em Junho de 2010, e surgiu na sequência de um projecto-piloto desenvolvido pela OMS em 2006 e que envolveu 33 cidades de todo o mundo. Em Portugal o Projecto CIDADES envolve já mais de 100 instituições, nomeadamente 85 Câmaras Municipais, 14 Instituições do ensino superior e dezenas de outras organizações que trabalham directamente com a população idosa. © NCV

Sem comentários: