18 de maio de 2011

Empresas do Turismo
com novos apoios à internacionalização


As empresas do setor do Turismo, particularmente as pequenas e médias empresas, que pretendam reforçar a sua competitividade através do seu melhor posicionamento nos mercados externos podem candidatar-se, até 24 de junho, a financiamentos do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
São abrangidos pelo concurso "Projetos Conjuntos de Internacionalização", no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME, os investimentos que permitam às empresas um melhor conhecimento dos mercados, o desenvolvimento e promoção internacional das suas marcas, a prospeção e presença em mercados externos, assim como o marketing internacional.
As PME que pretendam candidatar os seus investimentos devem contactar a Agência Regional de Promoção Turística da sua região, a quem cabe dinamizar e apresentar as candidaturas a este concurso, particularmente no contexto do Polo de Competitividade e Tecnologia “Turismo 2015” - que adequa os critérios dos concursos do QREN às prioridades de desenvolvimento do Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT).
São enquadráveis atividades nas áreas do alojamento turístico, restauração, rent-a-car, agências de viagens, operadores turísticos e animação turística, desde que preenchidas as condições de acesso e elegibilidade.
O incentivo a atribuir – não reembolsável – pode ascender a um máximo de 180 mil euros por empresa participante no projeto conjunto. Os investimentos que se enquadrem no Polo de Competitividade e Tecnologia “Turismo 2015” - cujas candidaturas são apresentadas, em conjunto com as empresas, pelas Agências Regionais de Promoção Turística -, usufruem de uma majoração acrescida de 5%.
No último concurso lançado para projetos conjuntos de internacionalização de PME – em maio do ano passado -, foram apoiadas 68 empresas com investimentos na área da internacionalização, lideradas pelas cinco ARPT do Continente (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve), envolvendo um investimento total de 7,15 milhões de euros e um incentivo aprovado de 1,8 milhões de euros.
O financiamento destes projetos é comparticipado pelo QREN através do COMPETE (Programa Operacional Fatores de Competitividade) e pelos Programas Operacionais Regionais – Mais Centro, O Novo Norte, InAlentejo e Algarve 21. © NCV
Para mais informações, consulte os sites www.turismo2015.pt ou www.incentivos.qren.pt.

Sem comentários: