11 de maio de 2011

Escritor/ilustrador Pedro Seromenho em Nisa
- sessões na Escola e na Biblioteca Municipal


O escritor/ilustrador Pedro Seromenho está em Nisa no dia 11 de Maio (quarta-feira) para participar em sessões no Agrupamento de Escolas e na Biblioteca Municipal.
A sessão no Agrupamento de Escolas de Nisa/EB 2,3.S Prof. Mendes dos Remédios realiza-se às 9 horas, enquanto que a sessão no Auditório da Biblioteca Municipal ocorre às 18 horas.
As sessões com Pedro Seromenho realizam-se no âmbito das actividades propostas pelos serviços de coordenação inter-concelhia da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e têm por objectivo favorecer a aproximação entre os leitores e o escritor/ilustrador, permitindo que os alunos tenham contacto directo com este profissional da palavra oral e escrita e da ilustração, podendo conhecer de perto a sua obra. O Encontro com Pedro Soromenho contribuirá para o objectivo maior de incentivar a leitura e a escrita entre os jovens.
Pedro Seromenho Rocha, de nacionalidade portuguesa, nasceu em 1975, na cidade de Salisbúria (Harare), República do Zimbabué. Com apenas dois anos de idade fixou-se em Tavira e mais tarde em Braga, onde actualmente reside. Embora formado em Economia, Pedro Seromenho dedica-se inteiramente a escrever e a ilustrar livros para várias editoras nacionais e brasileiras e a colaborar como cronista em revistas e jornais. Após editar o seu primeiro livro de poesia “Rostos e Riscos”, em 2000, o autor obteve o sucesso com os livros infanto-juvenis “A Nascente de Tinta” e “O Reino do Silêncio”, editados em 2006 e em 2008, respectivamente, com a chancela da editora Librobraga. Em Abril de 2009, a editora Opera Omnia lançou o romance juvenil do autor, “900-História de um Rei”, para as comemorações dos 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques.
No início do ano lançou em Braga a Paleta de Letras, uma editora vocacionada para o álbum ilustrado e livro infantojuvenil. Foi durante a promoção das suas obras em escolas, bibliotecas e feiras do livro que surgiu a ideia de criar uma editora. Avançou assim com a constituição da Paleta de Letras, uma estrutura que quer apostar nos jovens escritores portugueses e da região Minho.
O início de actividade da editora foi celebrado com a primeira edição do livro «Porque é que os animais não conduzem?», ilustrado e escrito por Pedro Seromenho. A obra versa sobre a segurança rodoviária e a Paleta de Letras está agora a ultimar uma obra sobre reciclagem.
Nesta fase Pedro Seromenho sente-se realizado com a sua actividade profissional, tendo uma nova atitude para com a vida. O ambiente de trabalho na Paleta de Letras é de entreajuda e de identificação total com o projecto criado. O que facilita e muito a actividade diária. Paixão, criatividade, trabalho em equipa, parcerias, inovação, empenho e persistência fazem parte do léxico para o sucesso desta editora de Braga. © NCV

Sem comentários: