11 de maio de 2011

Portalegre em Transição
lança concurso de aventais reciclados


A associação Portalegre em Transição organiza um concurso de aventais reciclados, em paralelo ao tradicional concurso da Festa dos Aventais, que volta a realizar-se depois do interregno de alguns anos, aportando um colorido renovado às montras da cidade norte alentejana.
A iniciativa, que nasce de uma colaboração com o Grupo Pró-Portalegre (principal organizador do evento), visa acrescentar uma nota de maior consciência ecológica a esta festa e atrair em simultâneo o interesse de novos participantes no habitual concurso/exposição.
O concurso está aberto a toda a população e as condições exigidas definem que os trabalhos a apresentar devem ser feitos, em mais de 80% da sua composição, com recurso a materiais reciclados de qualquer espécie.
Os aventais podem ser entregues, até ao dia 20 de Maio, na sede do Grupo Pró- Portalegre ou nas juntas de freguesia da Sé e São Lourenço, acompanhados de um envelope fechado contendo no seu interior os dados completos do concorrente e mencionando por fora a designação “Concurso de Aventais da Transição”.
A avaliação dos aventais a concurso será feita por um júri constituído para o efeito, sendo atribuídos prémios aos três primeiros classificados, constituídos por vales de compras utilizáveis no comércio tradicional.
Todos os aventais serão expostos em estabelecimentos comerciais da cidade de Portalegre durante as festas e receberão uma menção honrosa.
Atelier de apoio ao concurso
Em paralelo à presente iniciativa, a Portalegre em Transição organiza nos dias 12, 17 e 19 de Maio, um atelier de criação de aventais a partir de materiais reciclados, com o objectivo de facultar apoio aos participantes no concurso/exposição que assim o desejem.
Este atelier de actividades decorre nas instalações da Associação Tégua, nas datas referidas, das 17h30 às 19h30, e a participação no mesmo poderá ser feita mediante inscrição no valor de 5 euros.
Os interessados podem consultar mais pormenores na página do facebook da Portalegre em Transição (facebook.com/PortalegreEmTransicao).
A Associação Portalegre em Transição foi constituída no início do corrente ano e desde então vem realizando acções diversas, que reflectem o seu empenhamento no desenvolvimento sustentável da comunidade e as suas preocupações relativas à necessidade de diminuir a dependência dos combustíveis fósseis.
A Portalegre em Transição está integrada numa rede internacional de comunidades em transição (Transition Network), e foi uma das primeiras iniciativas oficiais desta rede a surgir em Portugal. © NCV

Sem comentários: