2 de junho de 2011

Taxa de ocupação nos alojamentos do Alentejo mantém subida natural em Abril


Segundo o Barómetro de Turismo do Alentejo, no mês de Abril, que este ano inclui o período da Páscoa, verificou-se a natural subida das taxas de ocupação em todas as categorias de alojamento classificado, particularmente notória nos hotéis rurais.
De acordo com os dados apurados, os maiores emissores de turistas foram os mercados tradicionais, ou seja Portugal, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Holanda e França.
No que respeita à estada média, o mercado português melhorou em relação aos três primeiros meses do ano - o valor de 1,88 dias significa que as permanências de dois dias foi superior às de um dia -, e os outros mercados principais estabilizaram os seus valores, com a Holanda e o Reino Unido apresentando estadas superiores aos dois dias.
Na análise da procura por categoria, todos os mercados, com algumas variações percentuais, concentram a sua escolha na oferta hoteleira mais estruturada - designadamente nos quatro e três estrelas e pousadas - e nos parques de campismo.
Em acumulado, para o primeiro quadrimestre de 2011, por ordem descendente, na amostra, Portugal produziu 138 805 dormidas, Espanha 12 763, Reino Unido 6 496, Holanda 5 434, Alemanha 4 668, Finlândia 4 629 e França 3 550.
O Barómetro de Turismo do Alentejo pode ser consultado, mensalmente, em www.observatorioturismoalentejo.pt, o sitio na Internet que, lançado em Maio, fornece dados da região desde Janeiro de 2011.
Recorde-se que o Observatório Regional do Turismo do Alentejo tem como propósito a produção e a disponibilização alargada de informação de carácter prospectivo, visando a sustentação das decisões operativas e das estratégias de negócio das empresas. O projecto é co-financiado pela União Europeia (FEDER - Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional) no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo – INALENTEJO. © NCV

Sem comentários: