1 de julho de 2011

Barómetro de Turismo do Alentejo
já disponibiliza dados até Maio


Em Maio, o Barómetro de Turismo do Alentejo registou um aumento no número de unidades que aderiram ao sistema enviando mensalmente os dados, num total de 96. O acréscimo permite assim que se dê início à observação de mais uma categoria de alojamento turístico, nomeadamente a de hotéis apartamento.
As amostras recolhidas correspondem a 29,94 % do total da oferta de quartos do total do alojamento classificado do Alentejo, destacando-se as amostras da hotelaria estruturada dos hotéis de quatro estrelas (65,02%), dos hotéis de três estrelas (49,87%), dos hotéis rurais (49,54%), pousadas (95,63%) e os hotéis apartamento (28,30%).
Ainda em Maio, foi iniciada a edição mensal do top 10 dos mercados emissores para a amostra recolhida pelo Monitor de Turismo do Alentejo, permitindo apresentar o volume de dormidas acumuladas desde Janeiro de 2011, com uma actualização mês a mês.
Segundo os dados do Barómetro de Turismo do Alentejo, até ao quinto mês do ano confirma-se a primazia do mercado português, seguido do espanhol, e a curiosidade dos três mercados da Holanda, Reino Unido e Alemanha apresentarem valores muito aproximados. Juntando-se aos mercados definidos como principais pela Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), verifica-se o bom desempenho da Finlândia, dos EUA e da Suíça, o que lhes permite aparecerem no principal ranking da amostra para o Alentejo.
O Barómetro de Turismo do Alentejo pode ser consultado, mensalmente, em www.observatorioturismoalentejo.pt, o sitio na Internet que, lançado em Maio, fornece dados da região desde Janeiro de 2011.
Recorde-se que o Observatório Regional do Turismo do Alentejo tem como propósito a produção e a disponibilização alargada de informação de carácter prospectivo, visando a sustentação das decisões operativas e das estratégias de negócio das empresas. O projecto é co-financiado pela União Europeia (FEDER - Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional) no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo – INALENTEJO. © NCV

Sem comentários: