No dia 29 de Julho a CIMAA submeteu a candidatura do ILUPub - Melhoria da Eficiência Energética da Iluminação Pública ao INALENTEJO. A candidatura tem um valor de 1.967.168,99 € e conta com 80% de comparticipação FEDER e 20% de financiamento nacional. Do valor total, 282.068,99 € já foram concretizados.
Os principais objetivos da candidatura prendem-se com a redução dos gastos de energia com a iluminação pública do Alto Alentejo, nomeadamente através da redução do consumo e custos com energia, da redução das emissões de gases de efeito de estufa, com a realização do cadastro da rede de iluminação pública e com a maximização e otimização da utilização dos equipamentos de iluminação pública.
O ILUPub assume especial relevância dado o peso dos custos com a iluminação pública nas despesas correntes dos Municípios – despesas que têm vindo a aumentar com a melhoria dos níveis de iluminação da região – já que a região consome anualmente cerca de 25.500.000 kWh que correspondem a um custo anual superior a 2,6 milhões de euros.
No entanto, existem no mercado diversas soluções e tecnologias que permitem melhorar a eficiência energética da iluminação pública, permitindo economizar nos consumos de energia e aumentar a vida útil das lâmpadas – o que leva a uma substancial redução dos custos de manutenção das instalações de iluminação pública – e é aqui que a candidatura incide.
O ILUPub pretende identificar e mapear os consumos de iluminação pública por Município, caracterizar as infraestruturas e os pontos de consumo de iluminação pública dos aglomerados urbanos do Alto Alentejo, identificar e implementar as medidas de melhoria da eficiência energética da iluminação pública, assim como promover e divulgar boas práticas energético-ambientais.
Esta operação engloba a elaboração de um diagnóstico de eficiência energética à iluminação pública dos Municípios do Alto Alentejo, bem como a instalação de sistemas de regulação do fluxo luminoso, a instalação de luminárias mais eficientes, a instalação de sistemas de controlo, gestão e monitorização e também a instalação de tecnologia LED nos semáforos.
Já no passado dia 27 de Junho se iniciou a implementação de uma das medidas preconizadas no ILUPub, nomeadamente a instalação de sistemas de regulação do fluxo luminoso em 24 Postos de Transformação, medida que permitirá atingir uma redução do consumo anual de energia em 1,8% do total (cumprindo praticamente a meta de 2% imposta pelo PNAEE – Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética para 2015), a redução dos custos anuais com a energia em cerca de 46 mil euros e a redução da emissão de CO2 para a atmosfera em cerca de 210 toneladas.
Nesta medida foram consideradas duas tecnologias principais: os armários com regulação do fluxo luminoso e os balastros eletrónicos com regulação do fluxo luminoso. Estas tecnologias foram escolhidas tendo em conta a análise feita pela EDP e pela AREANATejo aos postos de transformação. A análise teve em conta as características dos equipamentos, assim como os custos com a manutenção quando terminada a garantia.
Em termos globais é expectável que o ILUPub permita atingir uma redução do consumo de energia de 2.445.000 kWh, equivalente a 10% do consumo total do Alto Alentejo e a uma redução de mais de 251.000 euros nos custos com energia.
Ao longo de toda esta operação a CIMAA conta com o apoio da AREANATejo e da EDP Distribuição. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário