5 de setembro de 2011

Barómetro de Turismo do Alentejo disponibiliza
dados dos primeiros sete meses do ano


Em Julho, mantém-se o número de entidades que aderiram ao Barómetro de Turismo do Alentejo enviando dados mensais, atingindo o número de cem. As amostras recolhidas no referido mês correspondem a 31,87% do total da oferta de quartos do alojamento classificado do Alentejo, destacando-se as amostras da hotelaria estruturada dos hotéis de quatro estrelas (59,76%), dos hotéis de três estrelas (53,30%), dos hotéis rurais (55,62%) e das pousadas (95,63%).
De acordo com os dados apurados, o top ten dos primeiros sete meses do ano - onde se apresenta o volume de dormidas dos mercados emissores para a amostra recolhida pelo Monitor de Turismo do Alentejo -, confirma a consolidação dos seis principais mercados emissores, com o natural destaque do mercado português. A Bélgica subiu de 10º para 7º lugar do ranking, trocando de posições com a Finlândia.
No que respeita às taxas de ocupação verifica-se um melhor desempenho deste indicador em TER (de 25,80% para 39,33%), significativa percentagem de ocupação registada nos hotéis/apartamento (76,13%) e a estabilidade deste indicador em pousadas, com uma variação marginal desde Março até Julho.
A quota dos portugueses nos parques de campismo ultrapassou os 50%, indicando a preferência por este tipo de alojamento no período estival.
Já o mix comercial por categoria de alojamento - o qual faz a correspondência entre a quantidade de canais de distribuição e a diversificação dos mercados emissores -, regista este mês uma distribuição mais homogénea em pousadas, hotéis de quatro estrelas, hotéis de três estrelas e no turismo em espaço rural.
Analisando por categoria de alojamento turístico, dos sete mercados principais definidos pela Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, nos hotéis de quatro estrelas destaca-se a manutenção da Holanda como 2º mercado emissor, a integração da Itália no ranking dos hotéis de três estrelas, e a predominância dos turistas portugueses nos hotéis rurais. A Holanda substitui o Reino Unido como segundo mercado de referência nas pousadas. Nos TER o Mercado Alemão sobe para 2º lugar do ranking. E em parques de campismo e hotéis/apartamento destaca-se o mercado português, representando, respectivamente, 95,12% e 86,12% do total de turistas recebidos em Julho.
O Barómetro de Turismo do Alentejo pode ser consultado, mensalmente, em www.observatorioturismoalentejo.pt, o sitio na Internet que, lançado em Maio, fornece dados da região desde Janeiro de 2011.
Recorde-se que o Observatório Regional do Turismo do Alentejo tem como propósito a produção e a disponibilização alargada de informação de carácter prospectivo, visando a sustentação das decisões operativas e das estratégias de negócio das empresas. O projecto é co-financiado pela União Europeia (FEDER - Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional) no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo – INALENTEJO. © NCV

Sem comentários: