Em
Julho, mantém-se o número de entidades que aderiram ao Barómetro
de Turismo do Alentejo enviando dados mensais, atingindo o número de
cem. As amostras recolhidas no referido mês correspondem a 31,87% do
total da oferta de quartos do alojamento classificado do Alentejo,
destacando-se as amostras da hotelaria estruturada dos hotéis de
quatro estrelas (59,76%), dos hotéis de três estrelas (53,30%), dos
hotéis rurais (55,62%) e das pousadas (95,63%).
De
acordo com os dados apurados, o
top ten dos
primeiros sete meses do ano - onde se apresenta o volume de dormidas
dos mercados emissores para a amostra recolhida pelo Monitor de
Turismo do Alentejo -, confirma a consolidação dos seis principais
mercados emissores, com o natural destaque do mercado português. A
Bélgica subiu de 10º para 7º lugar do ranking, trocando de
posições com a Finlândia.
No
que respeita às taxas de ocupação verifica-se um melhor desempenho
deste indicador em TER (de 25,80% para 39,33%), significativa
percentagem de ocupação registada nos hotéis/apartamento (76,13%)
e a estabilidade deste indicador em pousadas, com uma variação
marginal desde Março até Julho.
A
quota dos portugueses nos parques de campismo ultrapassou os 50%,
indicando a preferência por este tipo de alojamento no período
estival.
Já
o mix comercial por categoria de alojamento - o qual faz a
correspondência entre a quantidade de canais de distribuição e a
diversificação dos mercados emissores -, regista este mês uma
distribuição mais homogénea em pousadas, hotéis de quatro
estrelas, hotéis de três estrelas e no turismo em espaço rural.
Analisando
por categoria de alojamento turístico, dos sete mercados principais
definidos pela Agência Regional de Promoção Turística do
Alentejo, nos hotéis de quatro estrelas destaca-se a manutenção da
Holanda como 2º mercado emissor, a integração da Itália no
ranking dos hotéis de três estrelas, e a predominância dos
turistas portugueses nos hotéis rurais. A Holanda substitui o Reino
Unido como segundo mercado de referência nas pousadas. Nos TER o
Mercado Alemão sobe para 2º lugar do ranking. E em parques de
campismo e hotéis/apartamento destaca-se o mercado português,
representando, respectivamente, 95,12% e 86,12% do total de turistas
recebidos em Julho.
O
Barómetro de Turismo do Alentejo pode ser consultado, mensalmente,
em www.observatorioturismoalentejo.pt,
o sitio na Internet que, lançado em Maio, fornece dados da região
desde Janeiro de 2011.
Recorde-se
que o Observatório Regional do Turismo do Alentejo tem como
propósito a produção e a disponibilização alargada de informação
de carácter prospectivo, visando a sustentação das decisões
operativas e das estratégias de negócio das empresas. O projecto é
co-financiado pela União Europeia (FEDER - Fundo Europeu do
Desenvolvimento Regional) no âmbito do Programa Operacional Regional
do Alentejo – INALENTEJO. ©
NCV
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