A Fundação Robinson comemora o seu Dia em Portalegre, a 17 de Setembro, com actividades relacionadas com o património arqueológico-industrial e cultural, apresentação de publicações e um concerto de Bernardo Sassetti.
O Dia Robinson celebra-se na data do nascimento do conhecido industrial corticeiro, George Wheelhouse Robinson (1857-1932) que geriu durante mais de 30 anos a Fábrica Robinson e impulsionou o mercado da cortiça na região e no mundo.
“Espaço Robinson: novos usos, novos habitantes”
As comemorações têm início às 16 horas na Igreja do Convento de São Francisco com o Seminário “Espaço Robinson: novos usos, novos habitantes”, realizado no âmbito do Programa de Acção de Portalegre - Parcerias para a Regeneração Urbana.
Publicações da Fundação
Posteriormente serão apresentadas as publicações da Fundação Robinson Nº 8: “Um Projecto de Arquitectura para a Igreja do Convento de São Francisco”, da autoria de Cândido Chuva Gomes Arquitectos, e Nº 21 “História Ilustrada do Convento de São Francisco”, da autoria de Célia Gonçalves Tavares com ilustrações digitais de Pedro Gonçalves. Segue-se a apresentação da nova colecção de postais “Fábrica Robinson”, ilustrados por Cláudio Félix Trindade e do projecto do site da Fundação Robinson.
Momento Régio
Como habitualmente, haverá ainda espaço para um Momento Régio, com o Professor António Ponte, para recordar José Régio no dia em que o poeta comemoraria 110 Anos.
Este dia terminará pelas 21h30 no Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre (CAEP) com o Concerto “A Memória Luminosa” de Bernardo Sassetti acompanhado por projecções de imagens da Fábrica Robinson. A entrada é gratuita mediante reserva e levantamento dos respectivos bilhetes no CAEP. © NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário