9 de setembro de 2011

CIMAA vai propor a 13 de Setembro em Fronteira
criação do Geoportal da Proteção Civil


A criação do Geoportal da Proteção Civil vai ser proposta pela CIMAA no próximo Conselho Executivo, que se realiza no dia 13 de Setembro em Fronteira.
O objetivo da criação do Geoportal é que este se torne numa “ferramenta útil e transversal, no âmbito da Proteção Civil e da Gestão da Emergência, organizada numa ótica regional e local, constituindo uma mais-valia para a proficiente preparação para as situações de emergência e, quando estas ocorram, auxiliar e incrementar o sucesso das operações de proteção e socorro, apoiando a sua coordenação e gestão, e/ou facultando profícuos e expeditos índices de operacionalidade a estas ações, considerando a abrangência e as valências desta plataforma de partilha de informação, alicerçada numa base construtiva e de melhoria contínua”.
Esta ferramenta de âmbito regional é pioneira e vai melhorar a preparação e resposta face a emergências que possam ocorrer na região. Para isso, a plataforma tem de ser prática e simples de utilizar, agregar e centralizar toda a informação necessária aos agentes de proteção civil. Pretende-se, por exemplo, ter acesso à localização das viaturas dos bombeiros e à medição do nível de água nos depósitos, através do equipamento GPS instalado nas viaturas, permitir pesquisar ruas e prédios rústicos, vetor de direção e intensidade do vento, fazer a medição de áreas, localizar geograficamente sinistros e acidentes ocorridos na via pública e a associação de relatórios, entre outras utilizações.
A CIMAA pretende, deste modo, potenciar ainda mais a utilização do Geoportal Regional, criando um geoportal específico para a proteção civil gerido e coordenado, em termos operacionais, pelo Comando Distrital de Operações e Socorro do Distrito de Portalegre e em termos tecnicos, pela CIMAA.
A estrutura do Geoportal foi definida por um grupo de trabalho constituído por técnicos da CIMAA, dos municípios associados e do Comando Distrital de Operações e Socorro do Distrito de Portalegre. Resulta de 10 reuniões do grupo de trabalho, realizadas desde o ano passado, e também de consultas feitas a todos os Comandantes Operacionais Municipais e Gabinetes Técnicos Florestais do distrito de Portalegre.
Prevê-se um custo de implementação na ordem dos 30.188,88 € e 741,97 € por mês para a gestão do Geoportal. Este projeto tem enquadramento no Programa Operacional Valorização do Território (POVT) e também no Programa Operacional do Alentejo (PO Alentejo), o que permite uma taxa de financiamento FEDER na ordem dos 70% e de PO Alentejo também na ordem dos 70%.
O Comando Distrital de Operações e Socorro do Distrito de Portalegre e todos os concelhos do Alto Alentejo (exceto Sousel) revelaram o seu apoio a esta iniciativa. © NCV

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