4 de outubro de 2011

CIMAA presente em reunião do projecto OTALEX sobre Infraestrutura de Dados Espaciais


Realizou-se, nos dias 28 e 29 de Setembro, o Encontro Técnico da Infraestrutura de Dados Espaciais OTALEX II, em Jarandilla de La Vera, comarca de La Vera, Espanha.
A CIMAA fez-se representar pela técnica Joana Patrício, da Cartografia e SIG, e pela técnica estagiária Alicia Dimas, do Gabinete de Comunicação.
No primeiro dia do encontro os vários grupos de trabalho apresentaram um resumo das tarefas desenvolvidas no âmbito do OTALEX II e propostas para a continuação de trabalhos na nova fase do projecto: OTALEX C.
A primeira apresentação serviu para dar a conhecer a Infraestrutura de Dados Espaciais OTALEX.v3, uma ferramenta que se destina a auxiliar na tomada de decisões que concernem a planificação do território. Para a próxima fase do projecto, prevêem-se novos  desenvolvimentos da IDE OTALEX: melhorias no site, integração de informação da zona centro de Portugal e ainda uma análise exaustiva do IDE OTALEX para estabelecer que pontos devem ser melhorados ou modificados. 
De seguida foi apresentada a evolução dos Indicadores desde o GeoAlex até ao mais recente OTALEX II. Os 50 indicadores em questão abrangem diversas áreas como o território, o ambiente, a sociedade e economia e, em conjunto, definem o índice de ruralidade, medido em todo o território abrangido pelo projecto.
Algumas áreas piloto foram escolhidas para nelas se aplicar o índice de naturalidade definido no âmbito deste projecto. O índice de naturalidade define o estado de conservação de unidades territoriais, nomeadamente a nível da vegetação, clima e hidrografia. O resultado da aplicação do referido índice foi apresentado no encontro.
No encontro foi igualmente discutida a Cooperação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha, especialmente com a inclusão da região centro de Portugal. Esta região, representada no projecto pelo Instituto Politécnico de Castelo-Branco, e a Diputación de Cáceres são os novos sócios integrados nesta nova fase do projeto.
Para além dos novos sócios, foram também constituídos o Grupo de Trabalho I + D e o Grupo de Difusão e Promoção.
No segundo dia do encontro foi efectuada uma visita técnica a uma exploração de framboesas, situada numa pequena aldeia chamada Garganta La Olla, perto de Plasencia, na comarca de La Vera.
O projecto OTALEX
O OTALEX é um projeto financiado pelo programa europeu INTERREG IIIA e tem como objetivo estudar e dar a conhecer a realidade do território composto pelo Alentejo e pela Extremadura espanhola. As duas regiões partilham semelhanças a nível das características físicas, ambientais, sociais e económicas, tratando-se de espaços rurais de baixa densidade demográfica onde a natureza, cultura e a qualidade do ambiente constituem os seus atractivos principais.
IDE OTALEX é o resultado do esforço, do compromisso e da colaboração entre instituições com implicação aos três níveis administrativos: nacional, regional e local. Unidas, estas instituições apresentam um trabalho de homogeneização e estandardização de dados territoriais do Alentejo e da Extremadura, através da visualização de mapas, consulta de topónimos e de catálogo, no âmbito da directiva INSPIRE.
Iniciado em 2009, como continuação do projecto OTALEX, o projecto OTALEX II, recebeu o apoio da União Europeia através do co-financiamento pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal 2007-2013 (POCTEP) e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). A sua continuidade irá decorrer através do OTALEX C, ao qual foram adicionados parceiros da região Centro de Portugal (Instituto Politécnico de Castelo-Branco) e da Extremadura espanhola (Diputación de Cáceres) aumentando a área de intervenção do projecto. © NCV

Sem comentários: