A
Turismo do Alentejo realiza, entre hoje e segunda-feira, várias
reuniões de trabalho que visam dar início a alguns projectos
estratégicos para o desenvolvimento e a afirmação do destino.
A
Turismo do Alentejo, ERT - no âmbito da estratégia de reengenharia
do produto e estruturação da oferta e das linhas de promoção e
comunicação do destino que têm vindo a ser implementadas - está a
dar inicio a um conjunto de novos projectos que visam alavancar o
desenvolvimento e a afirmação do destino.
Neste
contexto, no que respeita ao produto Gastronomia e Vinhos, em
execução está o “Alentejo Bom Gosto”, um projecto que
contempla a elaboração da Carta Gastronómica do Alentejo, a
certificação de restaurantes regionais e edição de um guia e a
criação de pacotes enogastronómicos que integram ainda a
componente do olivoturismo, assim como o estabelecimento de parcerias
com operadores no sentido da respectiva comercialização e venda. O
III Festival Internacional “Alentejo das Gastronomias
Mediterrânicas” e a aplicação da iniciativa “Restaurant Week”
na região fazem também parte do referido projecto.
Rede
de Informação Turística
A
“Rede de Informação Turística do Alentejo” é outro dos
projectos em desenvolvimento pela Entidade Regional de Turismo, no
âmbito da sua actuação na área do acolhimento e da hospitalidade.
Equipar os postos de turismo da região com mesas interactivas,
actualizar a informação turística dos mupis localizados nos 47
concelhos, criar uma plataforma colaborativa e comum aos técnicos
dos postos de turismo, constituem as principais linhas de
operacionalização de um projecto que pretende melhorar a qualidade
do atendimento aos turistas que visitam o território.
Turismo
cultural
Na
área do turismo cultural, em implementação está o projecto
“Escultura na Cidade” que tem por objectivo captar novos
segmentos e ajudar a afirmar a marca Alentejo. Para além da
componente artística - que vai contar com a intervenção urbana de
escultores portugueses e estrangeiros - o projecto contempla ainda a
realização de conferências sobre o potencial criativo da pedra -
em particular do mármore - e de que forma a arte pode atrair
turistas à região.
Montado
a Património da Humanidade
Entre
outros projectos, também a candidatura do Montado a Património
Cultural Imaterial da Humanidade está em marcha. A Turismo do
Alentejo, ERT contratou já as primeiras equipas de projecto e o
coordenador da candidatura a apresentar à UNESCO. Recorde-se que o
Bem Montado é para a Turismo do Alentejo, ERT uma marca identitária
única, podendo constituir o grande argumento diferenciador da região
nos mercados turísticos internacionais.
Neste
sentido, hoje e segunda-feira, têm lugar um conjunto de reuniões
com as empresas e parceiros a quem foi adjudicada a implementação
destes projectos, dando-se assim corpo ao seu início.
Todos
os projectos referidos têm financiamento comunitário, no âmbito do
QREN. ©
NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário