1 de março de 2012

Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da GNR
detecta pesca ilegal no rio Guadiana


No decorrer de um patrulhamento levado a cabo pelo Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Elvas, no dia 28 de Fevereiro de 2012, junto ao rio Guadiana - lugar de Venda Ajuda, foram detetados três indivíduos a manobrar uma rede de pesca no interior do rio.
Suspeitando-se da prática de pesca ilegal, foi solicitado o reforço de meios náuticos e tentada a interceção dos indivíduos, acabando estes por se colocar em fuga para território espanhol.
Foi elaborado auto de notícia para Tribunal por haver desrespeito à Lei da Pesca em Águas Interiores, por exercício da pesca por meios não permitidos para o local e por as redes estarem fixas e excederem em comprimento mais de metade da largura do curso de água.
As redes foram recolhidas e apreendidas à ordem do processo-crime, bem como os 186 quilos de peixe, entre os quais barbos, lúcio-perca, carpas e sável. Os peixes vivos foram devolvidos à água e os restantes foram entregues em diversos estabelecimentos de beneficência, depois de analisados e aprovados para consumo humano pelo Médico Veterinário Municipal Elvas”. © NCV

Sem comentários: