22 de março de 2012

Solidariedade e envelhecimento ativo
aproximam gerações em Castelo de Vide


A Fundação INATEL, o Agrupamento de Escolas e a Câmara Municipal de Castelo de Vide vão promover amanhã, sexta-feira dia 23 de Março, as iniciativas “Histórias e Estórias” e uma “Oficina Gastronómica” dedicada à notabilizada “boleima de maçã”.
O ano de 2012 celebra-se sob o signo do Envelhecimento Ativo e Solidariedade Entre Gerações e é neste contexto que decorrem ambas as realizações.
Em ambas as faces desta parceria está presente um espírito de diálogo e aproximação entre Gerações, contando para isso com a colaboração de 24 alunos do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide assim como de, sensivelmente, 40 clientes da unidade hoteleira da Fundação INATEL na vila”, refere um comunicado emitido pelo GCP da Autarquia.
No período da manhã, estes dois “públicos” irão dar corpo ao momento “Histórias e Estórias”, pelas 10 horas, na Biblioteca Municipal Laranjo Coelho, numa “interação de contos e estórias que se cruza a imaginação e a espontaneidade dos mais novos com a experiência e disponibilidade de uma geração sénior com tanto para ensinar aos mais novos e, em simultâneo, com eles aprender”.
Oficina gastronómica com boleima de maçã
A partir das 14 horas, decorrerá nas instalações da Unidade Hoteleira INATEL a citada “Oficina Gastronómica” dedicada à afamada boleima de maçã, em que, um doceira local irá monitorizar e demonstrar em que consiste o processo de confeção desta iguaria tão tradicional em Castelo de Vide.
É na confluência destes dois momentos que se ilustra o papel de celebração de 2012 enquanto Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade Entre Gerações, com a Fundação INATEL e a Autarquia de Castelo de Vide a cumprirem uma missão de desenvolvimento social ao promoverem a aproximação entre Gerações tão distintas quanto ricas”, refere o mesmo documento. © NCV

Sem comentários: