22 de outubro de 2012

Aquisição de novo sistema de informação
moderniza serviços e processos da autarquia

Com o objectivo de modernizar os serviços e processos da autarquia, a Câmara Municipal de Castelo de Vide substituiu o sistema de informação existente pelas soluções do ERP AIRC, segundo divulgou a própria AIRC - Associação de Informática da Região Centro, com sede em Coimbra.
Com esta mudança, a autarquia pretende, não só melhorar a sua organização como aumentar a eficiência e a adequar a capacidade de resposta às exigências dos munícipes e empresas com que se relaciona”, refere a mesma fonte.
Do conjunto de soluções adquiridas, fazem parte as soluções do ERP AIRC destinadas ao tratamento contabilístico e financeiro, ao licenciamento urbanístico, à gestão de águas e à gestão de recursos humanos da autarquia”.
Recorda-se que esta aquisição de módulos ERP foi efectuada pela CIMAA para si própria e para os municípios associados com excepção dos municípios de Fronteira e Avis, pelo valor global de 283 000 euros, como o NCV noticiou (ver mais notícias AQUI).
Gestão documental
Na perspectiva de integração dos processos e documentos da autarquia, a opção passou pela adoção e implementação da solução de gestão documental (SGD) do ERP AIRC. A introdução desta solução permitirá gerir todos os processos de forma global e eficaz, permitindo o rápido acesso electrónico a todos os conteúdos documentais, promovendo a desmaterialização e uma assinável redução dos gastos tidos com os meios de suporte tradicionais”.
Assegurada a migração da informação
Mas a oferta da AIRC não se limita ao fornecimento das novas soluções.
Por um lado, “o grau de qualificação e de experiência da AIRC neste tipo de atividades, permitirá que as tarefas de implementação, formação e de apoio aos utilizadores durante a fase de arranque do novo sistema de informação, decorram de forma absolutamente eficaz e tranquila”.
Por outro, e “de forma a acelerar o processo de implementação, reduzindo ao mínimo indispensável os tempos de paragem dos serviços, em áreas específicas foi assegurada a migração da informação das aplicações anteriores para o ERP AIRC”.
AIRC - Associação de Informática da Região Centro
A AIRC é uma unidade empresarial do Setor das Sociedades não Financeiras Públicas, fundada por 30 municípios da região centro, cuja principal atividade é a produção de software e fornecimento de produtos e serviços, preferencialmente dirigidos à administração pública local. 
A AIRC iniciou a atividade em 1982 para um número muito restrito de clientes, tendo registado um crescimento constante e atingindo, nesta data, mais de 250 clientes pertencentes à administração pública, entre os quais cerca de 60% dos Municípios, facto que lhe confere uma liderança destacada neste setor de mercado. Para além destes, conta ainda como clientes outros organismos da administração pública e do setor empresarial do Estado, tais como Serviços Municipalizados, Comunidades Intermunicipais, Associações de Municípios, Empresas Municipais, Regiões de Turismo e Juntas de Freguesia. © NCV

Sem comentários: