1 de outubro de 2012

Reunião geral do Projeto OTALEX C em Beja


Decorreu no passado dia 27 de Setembro, em Beja, nas instalações da EDIA (Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, S.A.) uma reunião geral do Projeto OTALEX C (Observatório Territorial Alentejo Estremadura), onde a CIMAA-Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo se fez representar.
Nesta reunião foram discutidos vários assuntos relacionados com o projeto e foram exibidas várias apresentações dos diversos grupos de trabalho (Indicadores, Websig, Inovação e Desenvolvimento e Promoção e Divulgação) onde foi feito o ponto de situação dos trabalhos de cada um deles.
No final da reunião, foi feita uma visita explicativa à Barragem de Alqueva.
O que é o projeto OTALEX C?
O projeto Otalex (Observatório Territorial Alentejo Estremadura) dá continuidade aos trabalhos desenvolvidos no anterior Otalex e Otalex II, e tem com principais objetivos contribuir para a consolidação da Infraestrutura de Dados Espaciais Entremaduro-Centro-Alentejo “para que se torne uma plataforma para a troca de informações e colaboração entre as instituições nacionais, de impacte regional e local neste território”.
Por outro lado, na sua versão actual o projecto representa uma extensão do âmbito territorial do observatório Alentejo-Extremadura, incluindo a região central de Portugal e pretende consolidar o Ide-OTALEX, expandindo o seu território e através da introdução de novas funcionalidades.
Outros aspectos deste projecto de cooperação transfronteiriça são o desenvolvimento de um mapeamento de riscos naturais, a divulgação e formação no espaço físico OTALEX (La Cocosa – Badajoz), a recolha de dados e indicadores de sustentabilidade ambiental e socioeconómicos e os progressos na construção de indicadores de sustentabilidade em linha com a Estratégia de Desenvolvimento Sustentável da União Europeia. © NCV

Sem comentários: