O Pavilhão Municipal de Castelo de Vide foi o cenário para o ponto de partida da XII edição dos Jogos do Norte Alentejano (JNA), na manhã do último sábado. Por mais um ano, a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) organiza com os municípios participantes uma temporada de diversas atividades desportivas para todas as idades. A primeira foi uma Caminhada Sénior por Castelo de Vide, que juntou cerca de 90 pessoas.
Na cerimónia protocolar que antecedeu a caminhada, Armando Varela, presidente da CIMAA, e Daniel Carreiras da Silva, vereador da Autarquia local, reiteraram a ideia já apresentada na Conferência de Imprensa de 4 de março e lembraram que "o desporto une as pessoas". Além disso, os JNA constituem "uma forma de todos conhecermos um pouco melhor o Norte Alentejano", como sublinhou Armando Varela.
Esta edição dos JNA, à semelhança dos anos anteriores, assenta em objetivos essenciais como dinamizar o desporto, promover a saúde, promover infraestruturas e, claro, a qualidade de vida das populações. Apesar de ser uma iniciativa com ações para todas as idades, os Jogos incidem principalmente na população sénior e contam, este ano, com atividades para pessoas com deficiência.
As dezenas de séniores dos municípios participantes (Alter do Chão, Avis, Castelo de Vide, Crato, Elvas, Fronteira, Gavião, Nisa, Ponte de Sor e Sousel) encheram o pavilhão de cor e, apesar da chuva, seguiram animadamente até ao Castelo, num passeio que agradou a todos. O destino final foi o Salão dos Bombeiros para um pequeno espetáculo de dança de alunos do 3º e do 4º Ano da Escola de Castelo de Vide, para ouvir os improvisos do poeta popular Miguel Joanes, para saborear um almoço e ainda para dançar ao som do grupo Arcílio e Companhia.
Está assim aberta mais uma jornada de vida ativa e desportiva pelo Norte Alentejano, que terminará a 14 de julho em Elvas. © GCP/NCV
Sem comentários:
Enviar um comentário