Realiza-se hoje e amanhã na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, uma importante conferência internacional designada por “O Mundo num Livro - Abordagens Interdisciplinares aos Colóquios dos simples e drogas da Índia de Garcia de Orta Goa, 1563 — Lisboa, 2013”, organizada numa colaboração com Universidade Nova de Lisboa (Unidade de História e Filosofia da Ciência da Faculdade de Ciências e Tecnologia e Centro de História da Cultura, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas).
A conferência poderá ser seguida online AQUI.
Em 2013 celebram-se os 450 anos da publicação (precisamente a 10 de Abril) de uma das mais importantes obras da história da medicina em Portugal, os Colóquios dos simples e das drogas da Índia de Garcia de Orta (Goa, 1563).
Com o duplo propósito de aprofundar os estudos sobre Garcia de Orta e a sua contextualização e promover o debate sobre a história da medicina em Portugal, o encontro internacional reúne alguns dos principais estudiosos, portugueses e estrangeiros, da obra de Garcia de Orta. Serão apresentados nos dois dias cerca de 15 estudos de várias áreas do conhecimento.
Leitura dramatizada de poema de Camões
Na sessão de abertura participam Diogo Lucena, da Fundação Calouste Gulbenkian, Fernando Santana, Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNL, João Luís Lisboa, Centro de História da Cultura, UNL e Palmira Fontes da Costa, Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNL.
Imediatamemte após a abertura segue-se uma “leitura dramatizada” dos poemas “Aquele único exemplo” de Luís de Camões e “Do autor falando com o seu livro”.
Teatro: “Garcia de Orta, O Sábio Prático”
Na sessão de encerramento participam Andrew Cunningham, da Universidade de Cambridge, UK, Adelino Cardoso, do Centro de História da Cultura, UNL e Sérgio Gulbenkian, da Fundação Calouste Gulbenkian. O evento termina com a estreia da peça de teatro “Garcia de Orta, O Sábio Prático” pelo grupo A Barraca, uma Conceção e Encenação de Hélder Costa. © NCV


Sem comentários:
Enviar um comentário