18 de abril de 2013

Teatro: "Garcia d'Orta, o sábio prático"
pelo grupo A Barraca na Fundação Gulbenkian
- em estudo récita em Castelo de Vide

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
O Grupo A Barraca levou à cena ontem pela primeira vez na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa a peça "Garcia d'Orta, o sábio prático", concebida e encenada por Helder Costa.
O NCV sabe entretanto que estão a ser desenvolvidos esforços e contactos no sentido de esta peça ser trazida a Castelo de Vide (um ou dois espectáculos).
As récitas prosseguem entretanto em Lisboa - sempre na Fundação Gulbenkian - estando as preóximas aprazadas para os próximos dias 30 de Abril, e 9, 21 e 30 de Maio.
"Uma homenagem simples"
A peça pretende ser "uma homenagem simples a uma época e a figuras da nossa história absolutamente excecionais".
"O sábio protagonista desta peça, talvez refugiado na Índia, pertenceu à geração dos Renascentistas portugueses que souberam, na ciência, na aventura marítima, no campo artístico e literário e ne gestão do estado, colocar a experiencia, madre de todas as cousas e criar um convívio ético com todos aqueles cujo heroísmo, inteligência e sofrimento produziam a grandeza da pátria. Por isso o ligámos com o seu amigo Camões e com a escrava Bárbara, estabelecendo a ponte entre o estudo, a criatividade, o humor e a afectividade". © NCV

Sem comentários: