Na manhã do passado sábado dia 4 de Maio as Juntas de Freguesia de S. João Baptista, Santiago Maior e Santa Maria da Devesa voltaram a organizar a Caminhada das Cruzes, um evento que juntou cerca de 60 pessoas.
Esta caminhada tem como objetivo celebrar o Dia da Cruz, a 3 de Maio, um dia que está ligado à lenda da descoberta da verdadeira Cruz de Cristo no Calvário por Santa Helena, mãe do Imperador Constantino I, que a procurava pela Palestina.
Em Castelo de Vide a tradição manda colocar “uma cruz por cima da porta e outra na ceara”, como lembra Alcine Caldeira, catequista há 30 anos. Já Maria Antónia Neves, que tem ido todos os anos à caminhada, conta que “os lavradores punham uma cruz nas cearas de trigo”, sendo este um costume próprio de quem vivia da agricultura.
Durante o percurso, três cruzes de madeira foram enfeitadas com flores pelos caminheiros e colocadas na Igreja Matriz, na Igreja de Santiago Maior e na Capela de Nossa Senhora da Penha e, no final, a organização ofereceu um pequeno lanche. © Susana Serra/NCV

Sem comentários:
Enviar um comentário