1 de junho de 2013

CIMAA participou na Irlanda em reunião
de parceiros do projecto Grundtvig na Irlanda

Nos dias 23 e 24 de Maio, todos os parceiros do projecto Grundtvig, incluindo a CIMAA, estiveram reunidos a cidade de Ennis, na Irlanda, para debater o ponto de situação das ações do projeto, apresentando um estudo sobre as boas práticas de cada um dos países ao nível do envelhecimento ativo que poderão vir a ser replicadas no nosso território. Foi também apresentado um modelo de newsletter e a página de internet desta iniciativa.
Este projeto que tem como um dos objetivos principais, a promoção do envelhecimento saudável, através da criação de práticas de gestão de educação de adultos que poderão ser aplicadas de forma generalizada nos países parceiros do projeto. Outro dos objetivos é garantir que as pessoas à margem da sociedade tenham acesso à educação, principalmente pessoas idosas que deixaram a escolaridade sem as qualificações básicas.
No segundo dia do encontro, houve oportunidade para dar a conhecer algumas das boas práticas existentes em Ennis, no que respeita ao envelhecimento ativo, na maior parte das vezes, em regime de voluntariado. “Visitámos 2 Associações que mantêm a preocupação com este tema e que tem desenvolvido esforços para aumentar o nível de vida das pessoas que frequentam estas instituições”, como refere uma nota de imprensa da CIMAA.
Nesta iniciativa que apenas termina em 2014, além da CIMAA a representar Portugal, pertencem também ao projeto a Irlanda, República Checa, Eslováquia, Grécia, Itália, França e Córsega. A próxima reunião do projeto terá lugar na Áustria, em setembro. © NCV

Sem comentários: