Como o NCV noticiou em tempo (ver notícia AQUI), inaugurou no passado dia 7 de Junho no Museu Nacional de Soares dos Reis no Porto a exposição de Ventura Porfírio “O Território do Desenho. Os grandes formatos dos anos 60.”
A exposição fora produzida em 2012 em Castelo de Vide pela Fundação de Nossa Senhora da Esperança e inaugurada em sábado de Aleluia iniciando assim as actividades daquela Fundação no domínio das exposições de Artes Plásticas.
Uma centena de obras será doada ao Museu
Durante a inauguração usaram da palavra Maria João Vasconcelos directora do Museu que referiu a profunda ligação de Ventura Porfírio à cidade onde estudou e se formou; José Luís Porfírio, filho do artista, que para além dum breve historial da mostra referiu ser sua intenção doar ao Museu Soares dos Reis um importante conjunto de obras de seus Pai “nunca menos de 100” segundo referiu e o arquitecto João Carlos Santos subdirector geral do Património Cultural que aproveitou para imediatamente agradecer a referida doação.
Presença de numerosas individualidades
Estiveram presentes numerosa individualidades entre as quais o pintor Francisco Laranjo, director da Faculdade de Belas Artes do Porto, Álvaro Sequeira Pinto do Círculo José de Figueiredo, João Palmeiro da Fundação de Nossa Senhora da Esperança de Castelo de Vide, Manuel Bairrão Oleiro director do departamento de Museus da Direcção Geral do Património Cultural, pintor Victor Costa, os Directores do Museu Gulbenkian e do Museu Nacional de Arte Contemporânea de Lisboa, outras figuras ligadas à vida cultural da cidade, amigos do Porto e de Castelo de Vide.
A inauguração teve ainda a grata surpresa da presença de filhos e netos de antigos colegas e de mestres de António Ventura Porfírio. © NCV








Sem comentários:
Enviar um comentário