9 de outubro de 2013

43º aniversário da CGTP-IN em Portalegre



Decorreu no dia 4 de Outubro na sede da União dos Sindicatos do Norte Alentejano um plenário de dirigentes sindicais, por ocasião da comemoração do 43º aniversário da Intersindical Nacional, fundada a 1 de Outubro de 1970.
“No plenário fez-se uma análise da atual situação política e social”, refere uima nota da central sindical regional. “Observou-se o resultado das autárquicas e que efeitos poderá ter na vida dos trabalhadores e de todos os habitantes do distrito de Portalegre, nomeadamente do papel das autarquias na defesa dos serviços públicos como a saúde, a educação, a segurança social, nos serviços de água ou nos correios”.
“Constatou-se que o aumento do desemprego no distrito de Portalegre se tem acentuado com o desmantelamento do setor produtivo e pelo encerramento de serviços”.
“A nível nacional verificou-se que a pretendida reforma do Estado se está a traduzir na destruição do Estado e no fim dos serviços públicos prestados à população”. “Constatou-se que a CGTP-IN estava certa ao não ter assinado o acordo de concertação social, pois tinha normas contrárias aos interesses dos trabalhadores que eram inconstitucionais, tal como o Tribunal Constitucional agora verificou”.
No final realizou-se no restaurante Tekenfim a apresentação da brochura “Intervenção de Álvaro Cunhal no 25º aniversário da CGTP-IN (1995)”, por José Augusto Oliveira, membro da Comissão Executiva da central sindical. © NCV

Sem comentários: