Foi solicitado nas escolas de Alpalhão, nomeadamente na Creche “A Ternura dos Pequeninos”, no Jardim de Infância, na Escola Básica, no ATL e a todos os que quisessem, independentemente da idade, que construíssem um presépio. Mas esse deveria ter uma particularidade, deveria ser construído com materiais recicláveis. A ideia foi bem aceite junto da população e os presépios começaram a chegar ao ATL de Alpalhão. O número de presépios superou, e muito, as nossas expectativas, pois temos cerca de 50 presépios na exposição. Temos as mais variadas obras de arte com os mais diversos materiais. Desde os mais compostos até aos mais clássicos. Foram utilizados materiais como cortiça, madeira, borracha, plástico, papel, tecidos, capsulas de café, rolhas, bolotas, cortiça, ovos, talheres, pedra, cartão, latas, pinhas, conchas, cabaças, garrafas, rendas, nozes…. cada um imaginou e não há nenhum igual…. nem mesmo parecido, pois os materiais são os mais diversificados e a imaginação não teve limites. Os presépios em exposição são sobretudo de crianças desde os 0 aos 16 anos, não só residentes em Alpalhão, mas também de outras localidades. Há também alguns elaborados por adultos.
A exposição está patente no Centro José Maria Moura em Alpalhão até dia 11 de Janeiro de 2014, todos os dias (dias uteis das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:00h, sábados das 10:00h às 12:30h e nos domingos das 15:00h às 17:00h).
Agradecemos a colaboração de todos os que quiseram participar com os seus dotes criativos nesta exposição, esperando que para o próximo ano consigamos subir um pouco mais o número de presépios.
Marlene Sequeira, Paula Varela e Irmã Teresa
Sem comentários:
Enviar um comentário