Mostrar mensagens com a etiqueta Centro Cultural. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Centro Cultural. Mostrar todas as mensagens

3 de julho de 2016

“Igrejas Abertas“ é projeto diferenciador em Marvão

Clicar na imagem para ampliar o cartaz.
Teve início esta semana, mais precisamente na passada sexta-feira, dia 1 de Julho, a abertura aos visitantes do Património Religioso da Vila de Marvão: Convento de Nossa Senhora da Estrela e Igreja de São Tiago (primeira fase).
Trata-se de um novo projeto designado por “Igrejas Abertas – Marvão”, considerado pelos seus organizadores “excelente exemplo de cooperação, determinação e potencialização dos recursos do território”. Segundo Jorge Rosado trata-se de mais um “projecto diferenciador para Marvão”.
O Centro Cultural de Marvão, a Maruam Associações de Jovens, a Santa Casa da Misericórdia de Marvão, a Paróquia de Santa Maria e o Instituto Português da Juventude iniciaram assim uma parceria conjunta que permite pela primeira vez fazer um trabalho coordenado, profissionalizado que dá a conhecer o Património Religioso do concelho a todos os visitantes, com um modelo de gestão adequado às necessidades da Vila.
O projeto, gerido por úria Sabino e Frederico Andrade, inclui informação histórica das Igrejas em português e inglês, comunicação adequada nos espaços públicos, entrada gratuita e disponibilização de informação adequada ao visitante, horário alargado e disponibilização de artigos de culto.
Este projecto foi apresentado ainda durante a gestão do Castelo de Marvão como um projecto de extrema importância para a qualificação da oferta turística, envolve o Centro Cultural, Santa Casa da Misericórdia de Marvão, Paróquia, a Maruam, e o IPDJ, sendo os conteúdos da responsabilidade de Domingos Bucho. © NCV

27 de dezembro de 2013

Alpalhão: exposição de presépios
até 11 de Janeiro no Centro Cultural


































































No mês de Novembro as monitoras do ATL de Alpalhão, que pertence ao Centro Social e Paroquial da mesma vila ao pensar nas atividades que iriam concretizar com as crianças que frequentam a instituição, lembraram-se de organizar uma exposição de presépios feitos com materiais recicláveis. Como já é habitual na instituição, todos os anos aquando da época natalícia fazer-se um presépio com todas as crianças que frequentam o ATL e como já são alguns os que temos guardados existia a vontade de os expor. Contudo não eram suficientes para organizar uma exposição. Desta forma foram reunidos esforços e mobilizadas as crianças e suas famílias para que esta exposição ganhasse forma. 
Foi solicitado nas escolas de Alpalhão, nomeadamente na Creche “A Ternura dos Pequeninos”, no Jardim de Infância, na Escola Básica, no ATL e a todos os que quisessem, independentemente da idade, que construíssem um presépio. Mas esse deveria ter uma particularidade, deveria ser construído com materiais recicláveis. A ideia foi bem aceite junto da população e os presépios começaram a chegar ao ATL de Alpalhão. O número de presépios superou, e muito, as nossas expectativas, pois temos cerca de 50 presépios na exposição. Temos as mais variadas obras de arte com os mais diversos materiais. Desde os mais compostos até aos mais clássicos. Foram utilizados materiais como cortiça, madeira, borracha, plástico, papel, tecidos, capsulas de café, rolhas, bolotas, cortiça, ovos, talheres, pedra, cartão, latas, pinhas, conchas, cabaças, garrafas, rendas, nozes…. cada um imaginou e não há nenhum igual…. nem mesmo parecido, pois os materiais são os mais diversificados e a imaginação não teve limites. Os presépios em exposição são sobretudo de crianças desde os 0 aos 16 anos, não só residentes em Alpalhão, mas também de outras localidades. Há também alguns elaborados por adultos. 
A exposição está patente no Centro José Maria Moura em Alpalhão até dia 11 de Janeiro de 2014, todos os dias (dias uteis das 10:00h às 12:30h e das 14:00h às 18:00h, sábados das 10:00h às 12:30h e nos domingos das 15:00h às 17:00h). 
Agradecemos a colaboração de todos os que quiseram participar com os seus dotes criativos nesta exposição, esperando que para o próximo ano consigamos subir um pouco mais o número de presépios. 

Marlene Sequeira, Paula Varela e Irmã Teresa