3 de janeiro de 2014

Câmara Municipal atribuiu subsídio extraordinário de 5 mil euros aos Bombeiros Voluntários
- três ambulâncias estão inoperacionais

A Câmara Municipal de Castelo de Vide decidiu por unanimidade na sua última reunião de 2013 atribuir um subsídio extraordinário de 5000 euros à Associação dos Bombeiros Voluntários que “se tem debatido ao longo dos tempos” (…) com “graves dificuldades financeiras”.
Recorda-se que já em Setembro passado, ainda por iniciativa do então Presidente António Ribeiro, o Município já havia atribuído um "subsídio pontual" de 2 mil euros aos Bombeiros (ver notícia AQUI).
Esta nova proposta de atribuição partiu do novo presidente da Câmara Municipal, António Pita, com base numa carta da Associação datada de Novembro passado, e sublinha 3 aspectos justificativos distintos.
Por um lado, “as instruções que regem o novo modelo e práticas de transporte de utentes/doentes através da ambulâncias das Associações de Bombeiros são extremamente restritivas, pelo que se verificou uma queda abrupta e inesperada das receitas provenientes por esta via que inviabiliza a sustentabilidade da esmagadora maioria destas Associações de Voluntários, à qual a de Castelo de Vide não é excepção”.
Por outro lado, adianta a mesma proposta que “os Bombeiros de Castelo de Vide mantêm uma equipa de recursos humanos, efetiva e ativa, que foi assumida em função dos modelos de apoio assistencial de transporte de doentes em situação “não urgente” então em vigor, restringidos na sua quase totalidade sem a correspondente contrapartida financeira ou anúncio prévio às Associações”.
Finalmente lê-se no texto que “os Bombeiros Voluntários de Castelo de Vide possuem três viaturas de transporte de doentes (ambulâncias) que se encontram inoperacionais por motivo de avarias técnicas de grandes montantes intrínsecos às reparações”. © NCV

Sem comentários: