11 de março de 2014

JSD expôs em reunião com a CIMAA “os desafios
que afectam as gerações mais novas”

“A JSD Regional de Portalegre reuniu na passada quinta-feira (dia 6) com o Presidente do Conselho Intermunicipal, Dr. Armando Varela, e com o Secretário Executivo, Dr. Carlos Nogueiro, da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), nas instalações da CIMAA.

Agendada por iniciativa da JSD, “esta reunião – que foi solicitada pela primeira vez por uma juventude partidária – serviu para ouvir os responsáveis internos e externos da CIMAA sobre as temáticas com que esta Comunidade Intermunicipal lida no quotidiano e também para levar a estes alguns desafios com que a população jovem do Alto Alentejo está confrontada actualmente”, como se refere emn comunicado de imprensa divulgado ontem pela JSD Regional de Portalegre.
“Da parte da CIMAA, destacamos o empenho demonstrado nas áreas da cooperação internacional e do desenvolvimento regional. Sabemos agora que a CIMAA, enquanto entidade intermunicipal (isto é, enquanto órgão que agrega os esforços dos municípios do distrito de Portalegre), tem procurado promover o território e os recursos existentes não só em território nacional mas também em áreas internacionais em desenvolvimento, aliando-se a isto a concertação constante com parceiros regionais indispensáveis, como o são o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e o NERPOR, entre outros”.
“Perceber qual o verdadeiro impacto da CIMAA”
“A JSD, ao procurar perceber qual o verdadeiro impacto da CIMAA – agora com mais competências atribuídas, em virtude da entrada em vigor da nova Lei que rege o poder local –, constatou que, apesar dos poucos recursos humanos com que é dotada, esta entidade tem promovido uma agenda para a valorização do território, dando-se como exemplo a constituição, em parceria com outros actores, da Plataforma Alto Alentejo XXI (que tem como missão a sinalização das necessidades e dos desafios da região)”.
Não obstante o trabalho já conseguido, a JSD alertou a CIMAA para o acentuado despovoamento deste território, conjugado com o parco investimento privado e as deficitárias infraestruturas públicas, sobretudo as que estão relacionadas com a mobilidade intra e inter-regional. Salientámos ainda o facto de o IPP ter um papel muito importante na formação e fixação de população jovem, apelando à CIMAA para que tenha uma palavra determinante na criação de condições atractivas para o desenvolvimento do ensino superior na nossa região. 
Por último, a JSD demonstrou-se disponível para ajudar a concretizar todas as reivindicações que signifiquem uma melhoria das condições de vida para quem reside no distrito, o visite ou nele queira investir”. © NCV

Sem comentários: