15 de abril de 2014

Colóquio de Arqueologia foi um sucesso
para participantes e organizadores


"Sábado, 12 de abril, terminou o Colóquio de Arqueologia de Castelo de Vide, alusivo aos "33 anos de arqueologia municipal".
No seguimento das comunicações de sexta-feira, a manhã de sábado foi preenchida com as intervenções de André Carneiro da Universidade de Évora, com o tema "Povoamento, paisagens e locais de presença romana no concelho de Castelo de Vide", seguido de Mário Monteiro da Emerita, Empresa Portuguesa de Arqueologia e Associação de Estudos do Alto Alentejo, a respeito de "Memórias de um sítio arqueológico – a Villa Romana dos Mosteiros" e André Pereira apresentou ainda o Estudo Preliminar sobre "Cerâmica comum romana no concelho de Castelo de Vide".
Anta dos Currais do Galhordas
Após o intervalo, Sérgio Rodrigues, da Faculdade de Letras do Porto reabriu os trabalhos com a apresentação dos resultados das primeiras intervenções arqueológicas na Anta dos Currais do Galhordas. A encerrar as comunicações esteve Luís Raposo, do Museu Nacional de Arqueologia, que apresentou "Por uma gestão plural do património arqueológico".
Protocolo de Cooperação Científica
De seguida, procedeu-se à assinatura do Protocolo de Cooperação Científica entre a Câmara Municipal de Castelo de Vide e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a presença de António Pita, presidente da Câmara e de Catarina Tente, subdiretora do Instituto de Estudos Medievais, da FESHUNL.
Visita a Póvoa e Meadas
No final, e após o almoço, os interessados puderam ainda desfrutar de uma visita guiada pelo Roteiro Histórico e Ambiental da Barragem de Póvoa e Meadas, bem como ao Museu de Póvoa e Meadas.
A propósito do Colóquio de Arqueologia, a Oficina-Museu Mestre Carolino Tapadejo também mereceu o devido destaque, tendo sido visitada, entre outros, por Luís Raposo, ex-diretor do Museu Nacional de Arqueologia". © GCP/NCV
(subtítulos da responsabilidade da Redacção do NCV)











Ver mais notícias sobres este assunto AQUI.

Sem comentários: