Mostrar mensagens com a etiqueta Colóquio de Arqueologia. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Colóquio de Arqueologia. Mostrar todas as mensagens

21 de abril de 2014

Agradecimento público da Secção de Arqueologia

"Na sequência do Colóquio "33 anos de arqueologia municipal – Castelo de Vide", que teve lugar no Centro Municipal de Cultura entre os dias 11 e 12 de abril do corrente ano, a Secção de Arqueologia da Câmara Municipal de Castelo de Vide vem, por este meio, agradecer publicamente aos funcionários e colaboradores da Câmara Municipal de Castelo de Vide que se prestaram a dar a sua contribuição, às várias entidades que permitiram a concretização do mesmo, bem como à população pelo interesse, a presença e o apoio demonstrado aquando do evento".

"Umas palavras de muito apreço, e um agradecimento especial, à Silvia Ricardo pela extrema dedicação e compromisso no que respeita à organização do aludido Colóquio, assim como ao António Manso pelo envolvimento, muito profissional, na elaboração/montagem da Exposição. Sem eles os resultados seriam substancialmente diferentes".
"Nestes dois dias, realce para as diversas palestras com os resultados académicos de vários investigadores no que diz respeito ao património arqueológico local. Este Colóquio permitiu a reunião e debate entre vários arqueológos que se têm envolvido e empenhado Obrigado". © GCP/NCV

15 de abril de 2014

Colóquio de Arqueologia foi um sucesso
para participantes e organizadores


"Sábado, 12 de abril, terminou o Colóquio de Arqueologia de Castelo de Vide, alusivo aos "33 anos de arqueologia municipal".
No seguimento das comunicações de sexta-feira, a manhã de sábado foi preenchida com as intervenções de André Carneiro da Universidade de Évora, com o tema "Povoamento, paisagens e locais de presença romana no concelho de Castelo de Vide", seguido de Mário Monteiro da Emerita, Empresa Portuguesa de Arqueologia e Associação de Estudos do Alto Alentejo, a respeito de "Memórias de um sítio arqueológico – a Villa Romana dos Mosteiros" e André Pereira apresentou ainda o Estudo Preliminar sobre "Cerâmica comum romana no concelho de Castelo de Vide".
Anta dos Currais do Galhordas
Após o intervalo, Sérgio Rodrigues, da Faculdade de Letras do Porto reabriu os trabalhos com a apresentação dos resultados das primeiras intervenções arqueológicas na Anta dos Currais do Galhordas. A encerrar as comunicações esteve Luís Raposo, do Museu Nacional de Arqueologia, que apresentou "Por uma gestão plural do património arqueológico".
Protocolo de Cooperação Científica
De seguida, procedeu-se à assinatura do Protocolo de Cooperação Científica entre a Câmara Municipal de Castelo de Vide e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com a presença de António Pita, presidente da Câmara e de Catarina Tente, subdiretora do Instituto de Estudos Medievais, da FESHUNL.
Visita a Póvoa e Meadas
No final, e após o almoço, os interessados puderam ainda desfrutar de uma visita guiada pelo Roteiro Histórico e Ambiental da Barragem de Póvoa e Meadas, bem como ao Museu de Póvoa e Meadas.
A propósito do Colóquio de Arqueologia, a Oficina-Museu Mestre Carolino Tapadejo também mereceu o devido destaque, tendo sido visitada, entre outros, por Luís Raposo, ex-diretor do Museu Nacional de Arqueologia". © GCP/NCV
(subtítulos da responsabilidade da Redacção do NCV)











Ver mais notícias sobres este assunto AQUI.

14 de abril de 2014

13 de abril de 2014

Fotoreportagem: Colóquio assinalou 33 anos
de Arqueologia Municipal


Como forma de assinalar os 33 anos de Arqueologia Municipal, o Centro Cultural de Castelo de Vide recebeu, ao longo dos dias de ontem e hoje, o Colóquio de Arqueologia. Entre outras actividades, a iniciativa foi composta por diversas comunicações relacionadas com o tema, tendo o dia de hoje sido marcado pela assinatura de um protocolo de cooperação científica entre a Câmara Municipal de Castelo de Vide e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. © Ana Nunes/Alentejo 360/NCV