15 de abril de 2014

Grupo de cidadãos promove petição
“a favor e em defesa do cumprimento
da vontade expressa de Salgueiro Maia”


Um grupo de cidadãos de diversos quadrantes políticos e sociais tomaram a iniciativa de lançar uma petição ao Presidente da Assembleia da Republica defendendo que se continue a respeitar a vontade expressa do capitão de Abril, Fernando Salgueiro Maia, de “ser sepultado em Castelo de Vide, em campa rasa, e utilizar o caixão mais barato do mercado”.
Os peticionários não colocam em causa o merecimento de outras honrarias nacionais por parte do capitão de Abril castelovidense, mas manifestam o seu descontentamento face às tentativas de enveredar pelo caminho de iniciar o processo de trasladação dos seus restos mortais para o Panteão Nacional.
A petição, cujo curto texto abaixo se transcreve,pode ser assinadaAQUI.
Texto completo da petição
“Salgueiro Maia referiu que «não se preocupem com o local onde sepultar o meu corpo. Preocupem-se é com aqueles que querem sepultar o que ajudei a construir», muitos castelovidenses, alentejanos e portugueses já manifestaram publicamente o seu descontentamento face às intenções de Manuel Alegre e da Associação 25 de Abril, uma vez que Salgueiro Maia fez questão de deixar no seu testamento que desejava «ser sepultado em Castelo de Vide, em campa rasa, e utilizar o caixão mais barato do mercado». Essa sua vontade tem de continuar a ser cumprida! Respeito ao nosso Capitão!”. © NCV
Nota da Redacção - O direito de petição pode considerar-se como um dos mais antigos direitos fundamentais dos cidadãos face ao poder político, encontrando-se previsto no artigo 52.º da Constituição da República Portuguesa, no capítulo dos direitos, liberdades e garantias de participação política.Por outro lado, o site Petição Pública utilizado neste caso encontra-se registado na Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD) com o número 9327/2009.

Sem comentários: