3 de julho de 2014

Conselho Geral do Agrupamento de Escolas
sublinha consenso sobre “total discordância”
do encerramento da EB 1 de Póvoa e Meadas


O Conselho geral do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide divulgou ontem um importante comunicado - datado de 25 de Junho - sobre o problema do anuniado encerramento da Escola EB1 de Póvoa e Meadas e sobre o recente seminário “A educação e o futuro no concelho de Castelo de Vide”.
Pela sua importância publicamos de seguida este documento na íntegra.

“O Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide acompanha com atenção e preocupação as questões em torno da rede escolar e do futuro das escolas que constituem o Agrupamento de Castelo de Vide. Por isso, decidiu ouvir os intervenientes dos processos educativos: alunos, pais e encarregados de educação, parceiros (empresas, instituições e associações), autarquias, direção do agrupamento e um especialista na área da educação.
A realização do seminário: “A educação e o futuro no concelho de Castelo de Vide” pretendeu encontrar um conjunto de argumentos que promovam estratégias de desenvolvimento educativo e comunitário no concelho, dando suporte e argumentação a dois eixos de análise: o sucesso educativo das crianças e jovens e o ordenamento e desenvolvimento territorial sustentado.
Desta forma, na questão sobre o encerramento da Escola EB1 de Póvoa e Meadas, este órgão apoia as posições assumidas pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal na sessão de abertura do Seminário, pelos pais e encarregados de educação e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas.
Da síntese final do referido seminário retira-se o seguinte:
“Foi consensual entre os pais, Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas e Câmara Municipal de Castelo de Vide, a total discordância do encerramento da EB 1 de Póvoa e Meadas. Estas entidades e pessoas consideraram que a manutenção desta Escola é essencial, pois contribui para:
1o - Manter a vitalidade da localidade de Póvoa e Meadas;
2o - Manter os bons resultados escolares que têm vindo a ser conseguidos;
3o - Reforçar os laços das crianças à comunidade de Póvoa e Meadas;
4o - Manter a proximidade que as crianças têm com os pais.”
O Conselho Geral testemunha que a Câmara Municipal de Castelo de Vide, as Juntas de Freguesia, têm evidenciado uma atenção permanente na área da educação, que se concretiza num investimento financeiro e disponibilização de recursos, que têm permitido o desenvolvimento de práticas educativas diversificadas, sustentando estratégias que exigem retorno da tutela e temporalidade na sua concretização. Esta ação é tangível nos projetos em marcha, nas posições em sede de Conselho Geral, no apoio à realização do seminário, na articulação do trabalho educativo junto da direção do Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide.
A Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas, conforme tomada de posição do seu Presidente, no seminário de dia 18 de junho, opõe-se ao encerramento da escola e tem apoiado as ações que visam evidenciar a sua importância para a comunidade.
Os pais e encarregados de educação tiveram a oportunidade de comunicar a sua posição de forma cidadã e argumentada, que mereceu a atenção e concordância do Conselho Geral, da Câmara Municipal de Castelo de Vide e da Junta de Freguesia.
O Conselho Geral considera que o encerramento de uma escola não é um exercício aritmético, mas uma decisão que deve ser participada e consensualizada por todos os atores dos processos educativos. A consecução dos argumentos de maior complexidade e mais atentos, centrados na realidade das comunidades, devem prevalecer sobre argumentos numéricos e sustentados em estudos muitas vezes evocados mas desconhecidos por este órgão.
Acrescenta-se que, este órgão se disponibiliza para qualquer ação que salvaguarde o interesse das crianças e jovens em idade escolar do concelho, bem como viabilizar soluções que suportem estratégias de futuro para Castelo de Vide. Não considera ser esta situação que está presente no encerramento da Escola EB1 de Póvoa e Meadas.
O seminário “Educação e o futuro no concelho de Castelo de Vide”, evidenciou a importância das parcerias que se desenvolvem a nível local na dupla perspetiva: das instituições e associações locais para o desenvolvimento educativo e comunitário em torno de projetos com o Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide, na importância que estes projetos podem ter para o desenvolvimento organizacional, das referidas instituições e associações, em processos participados de qualificação pessoal e profissional.
O Conselho Geral agradece a todos os intervenientes e participantes no seminário a grande qualidade das suas comunicações, que muito ajudaram a problematizar as questões relacionadas com a educação no concelho de Castelo de Vide, e contribuíram decisivamente para propostas de soluções sustentadas para o futuro”.
Castelo de Vide, 25 de junho de 2014
O Presidente do Conselho Geral
Amândio José Valente e Valente

Sem comentários: