19 de janeiro de 2015

Portalegre:
futuros soldados da GNR estrearam-se a dar sangue


Clicar para ampliar.
A estreita sintonia entre a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – e o Centro de Formação da GNR da capital do Alto Alentejo resultou numa espetacular colheita de sangue. Foi na manhã de 14 de Janeiro, nas instalações da Escola: o Quartel de São Bernardo, na cidade portalegrense.
Ao todo marcaram presença 71 voluntários (11 do sexo feminino), a grande maioria soldados provisórios que iniciaram a sua formação no final do ano transacto. Só que esta é uma época de temperaturas frias e, como tal, por razões clínicas só puderam doar sangue 47 dos inscritos.
Muitos estreantes
Em termos de estreantes foram contabilizados 68 eventuais dadores, entre eles as 11 mulheres referidas. E foram 22 as novas inscrições no Registo Nacional de Dadores Voluntários de Células de Medula Óssea.
Clicar para ampliar.
O Presidente da ADBSP mostra-se muito encorajado com esta iniciativa, por tudo o que ela significa. E recorda que, há já muitos anos, a ADBSP tem um acordo informal com esta unidade da Guarda, sediada em Portalegre. E tantos e bons frutos se têm conseguido, com milhares, repetimos: milhares de unidades de sangue recolhidas. Só em 2014 foram contabilizadas 507 dádivas oriundas deste Centro Formativo.

Por razões logísticas as colheitas têm sido realizadas nas instalações do Serviço de Imunohemoterapia do Hospital Doutor José Maria Grande (perto do Convento de São Bernardo), onde os soldados são recebidos dois dias por semana. Mas, no inicio de mais um curso, considerou-se pertinente desenvolver esta Brigada em pleno coração da Escola da Guarda, até por motivos pedagógicos.
António Eustáquio sublinha também o modo cordial como a GNR recebeu os elementos da Brigada (funcionários do Hospital e elementos da ADBSP) e ter reiterado, novamente, toda a disponibilidade para continuar a colaborar na dádiva de sangue, atitude tão cordial e humana, como aliás tem sido apanágio nesta partilha de tantos anos.
Muitos são os Guardas doadores de sangue que jamais esqueçam que foi em Portalegre que foram incentivados para a dádiva! © JRR/NCV
 

Sem comentários: