28 de julho de 2015

Começam a ser conhecidos os intervenientes
e o programa da Universidade de Verão do PSD

Já começam a ser conhecidos os participantes de nomeada na edição deste ano da Universidade de Verão do PSD, que tem lugar em Castelo de Vide (Hotel Sol e Serra) de 24 a 30 de Agosto próximo.
Esta será a 13.ª edição da Universidade de Verão dos sociais-democratas, uma iniciativa que continua a ter como diretor o eurodeputado Carlos Coelho e é promovida pelo PSD, pela JSD, pelo Instituto Francisco Sá Carneiro e pelo Partido Popular Europeu.
Na sessão de abertura, no dia 24 de Agosto, haverá intervenções do eurodeputado Carlos Coelho, do presidente da JSD, Simão Ribeiro, e do porta-voz e coordenador da Comissão Política Nacional do PSD, Marco António Costa. Como habitualmente, o presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, fará o discurso de encerramento, no dia 30.
Durão Barroso, Horta Osório, Nuno Melo...
Entretanto foram já anunciadas as presenças do ex-presidente da Comissão Europeia e do partido, Durão Barroso, do gestor bancário António Horta Osório e do dirigente do CDS-PP e eurodeputado Nuno Melo.
A presença de Nuno Melo enquadra-se na pré-campanha da coligação PSD/CDS-PP "Portugal à Frente" para as legislativas de 4 de Outubro, proximidade que ditará que, desta vez, não tenha sido convidada nenhuma figura do PS, ao contrário de anos anteriores (recorda-se que Mário Soares esteve na edição de 2011, Luís Amado na de 2012, Correia de Campos na de 2013 e António Vitorino na de 2014).
Rui Rio, Santana Lopes e Marcelo Rebelo de Sousa aausentes
De fora desta edição estarão também três nomes do PSD que têm sido apontados como possíveis candidatos presidenciais do início do próximo ano: Rui Rio, Pedro Santana Lopes e Marcelo Rebelo de Sousa (este último esteve nas três últimas edições em Castelo de Vide).
O físico e historiador de ciências Henrique Leitão, que recebeu o Prémio Pessoa 2014, a historiadora Maria de Fátima Bonifácio e a ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Albuquerque, serão oradores nesta edição da Universidade de Verão do PSD.
Estreia de Luís Montenegro
A presidente da Fundação Champalimaud e antiga ministra da Saúde Leonor Beleza voltará também a marcar presença, bem como o vice-presidente do PSD e ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, e o eurodeputado Paulo Rangel. O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, será pela primeira vez orador num dos jantares-debate.
Esta será a 13.ª edição da Universidade de Verão dos sociais-democratas, uma iniciativa que continua a ter como diretor o eurodeputado Carlos Coelho e é promovida pelo PSD, pela JSD, pelo Instituto Francisco Sá Carneiro e pelo Partido Popular Europeu.
Poiares Maduro e Castro Almeida
Os alunos da Universidade de Verão - cerca de uma centena, alguns dos quais dos países africanos de língua portuguesa, com uma média etária a rondar os 24 anos - ouvirão também o ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, e o secretário de Estado Manuel Castro Almeida falarem do programa de fundos comunitários Portugal 2020. 
Entre os diversos debates previstos destacam-se os que versam sobre a liberdade e segurança na Internet e a inovação social. © NCV

Sem comentários: