Decorreu ontem, dia 27 de Agosto, nos Paços do Concelho de Castelo de Vide, a assinatura da Ata de Reconhecimento de Fronteira entre o Município de Castelo de Vide e o Ayuntamiento de Valencia de Alcántara.
Neste ato estiveram presentes os Presidentes das duas Autarquias, designadamente António Manual das Neves Nobre Pita, Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, e Alberto Piris Guapo, Presidente do Ayuntamiento de Valencia de Alcántara, que se fez acompanhar de um Vereador.
A assinatura deste documento assinala e confirma a demarcação da fronteira luso-espanhola, estabelecida pelo Tratado de Limites entre Portugal e Espanha, celebrado a 19 de setembro de 1864. Mais tarde, em 1926, através de Convénio bilateral, os limites foram confirmados pelos cursos dos rios Tejo e Sever. Os signatários constataram que não houve qualquer alteração no curso dos referidos rios, que limita ambos os países, e que, as obras existentes nos respetivos terrenos jurisdicionais não têm exercido qualquer influência sob o caudal ou margens dos rios. Durante este mês haverá um procedimento administrativo igual com os Ayuntamientos de Herrera de Alcántara e Cedillo.
Os dois autarcas aproveitaram a obrigação legal da assinatura anual deste documento para estreitar relações e abordar eventuais estratégias de cooperação conjunta, tendo sido focados domínios comuns, entre as duas autarquias raianas, como sejam: o Judaísmo, o Megalitismo e o Património Arqueológico, o Contrabando, o Pedestrianismo e as oportunidades associadas aos Programas de Cooperação Transfronteiriça, no âmbito do actual Quadro Comunitário.
O Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide aproveitou este encontro para felicitar o homólogo espanhol e endereçar votos de sucesso no desempenho das recentes funções de Presidente do Ayuntamiento de Valencia de Alcántara. No final do encontro, o Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, fez uma oferta de cortesia aos representantes do Ayuntamiento de Valencia de Alcántara, do livro "Olhar e Abraçar Castelo de Vide", da autoria de Augusto Rainho. © NCV

Sem comentários:
Enviar um comentário