4 de novembro de 2015

Bandas de Póvoa e Meadas e Castelo de Vide no próximo ensaio da FINA e da FIJUNA no Crato

As bandas de Nisa, Póvoa e Meadas e Castelo de Vide filiadas na Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre não marcaram presença no primeiro ensaio da FINA e da FIJUNA que teve lugar no passado Domingo dia 25 de Outubro, em Ponte de Sor. 
MAs, segundo uma nota da FBFDP "já estarão disponíveis para comparecerem no próximo ensaio a realizar no Crato a 29 de Novembro, onde se espera virem a comparecer cerca de 200 jovens músicos". "As filiadas de Elvas e Gavião ainda não se inscreveram apesar de terem manifestado interesse em aderir aos projetos", acrescenta a mesma fonte. 
A FBFDP – Federação das Bandas Filarmónicas do Distrito de Portalegre realizou este primeiro ensaio das suas duas bandas/orquestras juvenis em duas salas da Escola Secundária de Ponte de Sor, com excelentes instalações e a organização esteve a cargo da Orquestra da Câmara Municipal de Ponte de Sor. 
"Tratou-se do arranque do ano letivo 2015/16 sendo que a FINA iniciou o seu 3º ano de trabalho e a FIJUNA reapareceu após vários meses de inatividade. A Filarmónica Juvenil integrou muitos elementos oriundos das duas anteriores FINA e alguns músicos mais velhos (até aos 25 anos), que já participaram em anteriores projetos". 
"Em virtude de terem ocorrido alguns eventos religiosos no distrito e por se tratar do início dos projetos, a máquina ainda não está devidamente oleada tendo faltado algumas filiadas. A questão dos transportes também não facilita a vida das orquestras visto que alguns municípios estão intransigentes nos apoios". 
"Realçamos o bom exemplo da Banda de Alegrete, que estabeleceu um contrato com uma empresa privada de transportes para fazer deslocar os seus (muitos) elementos jovens a todos os ensaios ao longo do ano. Assim sendo, a FINA contou com a presença de 68 jovens e a FIJUNA com 44, tendo estado presentes 130 pessoas". 
"A Federação de Bandas agradeceu em comunicado "o empenho dos elementos de Ponte de Sor, que patentearam uma excelente organização e todo o apoio do município local. Não podemos deixar de salientar o esforço das 10 filiadas presentes e o apoio de vários municípios e freguesias na cedência de transportes". © NCV

Sem comentários: