10 de dezembro de 2015

Conferência sobre maçonaria em Castelo de Vide

DSC 0022 Resolução da Área de Trabalho

A maçonaria foi tema de debate no dia 5 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Castelo de Vide. Tendo como orador António Ventura numa conferência cujo objetivo consistiu em esclarecer os presentes sobre o tema e desmitificar alguns dos mitos existentes.
Nesta sessão foi efetuada contextualização histórica, desde as origens da maçonaria, bem como uma análise relativa à maçonaria em Portugal, salientando-se marcos históricos e figuras de relevo. Por fim, o orador estabeleceu a relação entre a maçonaria e o concelho de Castelo de Vide, referindo que não existem registos que comprovem a existência e de lojas ou triângulos maçónicos no concelho, contudo algumas personalidades, com relação ao concelho, foram membros da maçonaria, das quais se destacam Mouzinho da Silveira e Custódio Nunes. No distrito existiram apenas lojas maçónica em Portalegre e Elvas, mas foram vários os triângulos maçónicos que, em determinadas épocas, foram constituídos.
Para desmitificar a ideia de ocultismo em torno deste tema, António Ventura refere que os grupos maçónicos não são uma ameaça a nível político ou religioso. Consistem apenas em grupos organizados que discutem ideias em comum, e como tal, algumas delas não são para divulgação pública.
Esta conferência, promovida pela Câmara Municipal de Castelo de Vide, foi integrada numa iniciativa denominada Conversas de Fim de Tarde, com a qual se pretende debater e dar a conhecer temas de relevo relacionados com o território de Castelo de Vide, estando já programadas outras sessões para o próximo ano. © CMCV/NCV
Ver mais notícias AQUI.

DSC 0032 Resolução da Área de Trabalho
DSC 0035 Resolução da Área de Trabalho

Sem comentários: