21 de dezembro de 2015

Póvoa e Meadas: sessão de esclarecimento
sobre o uso abusivo do antibiótico


DSC 0021 Resolução da Área de Trabalho Resolução da Área de Trabalho

No dia 15 de Dezembro, na sede da Junta de Freguesia de Póvoa e Meadas, decorreu uma sessão de esclarecimento no âmbito do projeto Educação para a Saúde, sobre o uso abusivo dos antibióticos. 
Na sessão participaram como oradores a Delegada de Saúde, Dr.ª Margarida Silva, e o Enfermeiro Rui Farinha que sensibilizaram todos os presentes para o uso abusivo do antibiótico.
A toma dos antibióticos de forma errónea tem sido um problema bastante debatido, já que a resistência a estes fármacos é cada vez maior, o que poderá levar a que "doenças facilmente tratáveis sejam um problema nos tempos vindouros", alerta a Delegada de Saúde. Neste âmbito, foram apresentados alguns conselhos que devem ser tidos em consideração, tais como: não adotar práticas de automedicação; não pressionar o médico para a prescrição de antibióticos; e, respeitar o horário e duração do tratamento para evitar reincidências e resistência aos antibióticos.
Nesta sessão foram ainda abordados outros temas relacionados com a Saúde, de caráter mais generalista mas não menos importantes, designadamente a importância da higienização das mãos como fator de prevenção de infeções e a relevância da vacinação como medida preventiva de determinados vírus, como o da gripe, uma vez que as infeções do vírus da gripe não são tratáveis com antibióticos. Foi ainda referido que as idas ao hospital também devem ser feitas na medida do estritamente necessário, de modo a evitar a transmissão de bactérias ou vírus, devendo-se considerar a linha de Saúde 24 (808 24 24 24) como uma eventual alternativa para evitar idas desnecessárias ao hospital. © CMCV/NCV
DSC 0023 Resolução da Área de Trabalho Resolução da Área de Trabalho
DSC 0031 Resolução da Área de Trabalho Resolução da Área de Trabalho

Sem comentários: