![]() |
| ARU de Castelo de Vide. Clicar na imagem para ampliar. |
A Câmara Municipal de Castelo de Vide já aprovou na sua segunda reunião de Janeiro a delimitação das Áreas de Reabilitação Urbana (ARU's) de Castelo de Vide e de Póvoa e Meadas que constam dos mapas que junto se publicam.
No primeiro caso com a abstenção dos dois vereadores do PS e por unanimidade no segundo.
Estas propostas serão agora enviadas nos termos da lei para aprovação definitiva por parte da Assembleia Municipal, muito provavelmente na sua próxima reunião ordinária de Fevereiro. Entre outras coisas, a Autarquia ficará agora em condições de poder aceder a fundos e financiamentos comunitários destinados à regeneração urbana.
Apenas justificar “ações pontuais desgarradas”?
“Tememos que estes documentos apenas sirvam para justificar, mais uma vez, ações pontuais desgarradas, decididas de forma simplificada e não a definição prévia de uma verdadeira operação de reabilitação urbana, onde se defina, previamente, o conjunto da intervenções a efetuar e os objetivos da intervenção a promover”, referem os vereadores do PS, para quem “a prática atual em Castelo de Vide, demonstra que não há hoje uma atitude real de planeamento. Despreza-se o conhecimento e a competência local, detida por tantos residentes ou técnicos autárquicos privilegiando a definição técnica, tantas vezes distanciada do território”.
Exigências da população são determinantes
No caso da delimitação da ARU de Póvoa e Meadas os vereadores do PS “resolveram não se abster”, justificando a sua posição ”pelo facto de Póvoa não ter até agora definida alguma ARU, ao contrário de Castelo de Vide, que vê agora o alargamento da ARU passada, bem como pelas especificidades do aglomerado urbano”.
E disseram esperar “que as decisões sobre aquele espaço se façam também determinar fortemente pelas exigências da população de Póvoa e Meadas e seus representantes”. © NCV
![]() |
| ARU de Póvoa e Meadas. Clicar na imagem para ampliar. |



Sem comentários:
Enviar um comentário